Abolição – Dia 26 de maio e não dia 13

Se a Princesa Isabel passasse na Rua Boa Vista no dia 4 de maio teria visto o recorde histórico de tributação alcançado à custa do contribuinte brasileiro. O painel instalado na Associação Comercial de São Paulo atingiu a marca de R$ 500 bilhões, 21 dias mais cedo que em 2010. Mas isso ainda não foi o suficiente. O brasileiro terá que trabalhar até o dia 26 para atingir a sua cota de ‘contribuição’ que somará perto de R$ 600 bi.

Estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), concluiu que o contribuinte trabalha 146 dias para pagar todos os tributos (impostos, taxas e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal), enquanto que os americanos trabalham 102 dias, os argentinos 97, os chineses 92 e os mexicanos 91 dias.

Aqui no Brasil, na década de 1970, o cidadão trabalhava 76 dias para pagamento dos seus tributos, na década de 1980, 77 dias e, na década de 1990, 102 dias.

Embora alguns (poucos) defendam que a carga tributária não é tão alta em relação ao PIB per capita e ao custo dos serviços oferecidos à população, não podemos esquecer que o Custo Brasil também se forma com a antecipação de impostos nas vendas a receber, além da polêmica sistemática da substituição tributária. Tudo isso amplificado pelos juros mais altos do planeta, achatando sobremaneira o capital de giro das empresas, que se veem forçadas a transferir este peso aos seus clientes até chegar ao consumidor final.

A questão principal que não quer calar, é a aplicação dos recursos de forma, muitas vezes, sem critério e até irresponsável com desvios que, costumeiramente, figuram nas manchetes dos noticiários. Deixando, assim, um grande déficit no atendimento dos serviços públicos, com segurança, saúde, educação, lazer, emprego, moradia.

A conclusão que se chega é que, em 1888, os escravos foram libertos no dia 13 de maio, e nós... em 2011, seremos libertos, só no dia 26. Para pagar toda a nossa cota de impostos, ainda falta trabalhar mais duas semanas.

Até a reforma tributária!

TeoFranco

www.blogdoafr.com

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço