"A importância de Hermínio Bello de Carvalho para a música popular brasileira sequer pode ser calculada. Em 50 anos de carreira, o poeta, compositor, produtor, diretor de espetáculos e cronista é um dos maiores responsáveis pela preservação e divulgação da cultura nacional.

E durante todos estes anos, Hermínio construiu um acervo muito rico, através do material que recolheu, convivendo e trabalhando com personagens fundamentais da história da MPB. Boa parte desse material está agora ao alcance do público, através da Internet.




São cerca de 10 mil documentos digitalizados, entre arquivos de foto, áudio e texto. Entre os itens disponíveis, estão gravações originais de Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Cartola, Aracy de Almeida e Nicanor Teixeira; quadros de Di Cavalcanti e Heitor dos Prazeres, caricaturas de Chico Caruso; correspondência inédita com Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Isaurinha Garcia e Carlos Cachaça; e ainda uma entrevista exclusiva com o compositor Valzinho.

Na parte de áudio, o acervo contém gravações com registros exclusivos e informais de apresentações musicais (shows e ensaios caseiros), conversas, depoimentos e entrevistas de centenas de personagens da música popular brasileira. Esse conteúdo surgiu graças ao costume que Hermínio tinha de gravar fitas de áudio com quem o visitava. No acervo, estão documentados os primeiros encontros dele com Paulinho da Viola, por volta de 1964, quando Paulinho ainda trabalhava como bancário.

Entre as gravações inéditas, estão ainda: Paulinho da Viola apresentando o samba Na Linha do Mar a Clementina de Jesus; depoimentos de Donga e Pixinguinha; Dalva de Oliveira cantando acompanhada por Hermínio ao violão; Cartola apresentando o samba Autonomia para Elizeth Cardoso; Aracy de Almeida cantando o samba Filosofia (Noel Rosa) acompanhada por Nicanor Teixeira ao violão; e Tom Jobim mostrando para Hermínio, em primeira mão, a música Inútil Paisagem (parceria com Aloísio de Oliveira).

O projeto é estritamente cultural, sem fins lucrativos, desenvolvido com recursos do Programa Petrobrás Cultural por meio da Lei Rouanet".

Fonte: Site Agenda do Samba & Choro, por Roberto Saglietti Mahn.
Acervo de Hermínio Bello: http://www.acervohbc.com.br



Aproveito para indicar o excelente livro "Timoneiro - perfil biográfico de Hermínio Bello de Carvalho", de Alexandre Pavan, Ed Casa da Palavra. (O livro ainda inclui o CD Manuscrito Sonoro).






Na foto abaixo Hermínio Bello de Carvalho e Alexandre Pavan, autor do Livro citado acima.
Vale a pena conferir!!! É uma delícia de leitura.


Exibições: 319

Comentário de Gregório Macedo em 14 novembro 2008 às 23:58
Belo acervo.
Comentário de Sérgio Troncoso em 15 novembro 2008 às 3:25
Boa notícia,assim que der vou dar uma olhada.Sérgio Troncoso.
Comentário de Cafu em 15 novembro 2008 às 12:07
Aleluia! Um tesouro desses precisa mesmo ser bem guardado. Maravilha de notícia!
Beijo.
Comentário de Helô em 16 novembro 2008 às 17:23
Fico tão feliz quando vejo um trabalho de grande valor sendo reconhecido. E Hermínio Bello merece de verdade esse reconhecimento. Parabéns, Laura. E o Timoneiro é pra gente ter sempre por perto. Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço