Aloysio de Alencar Pinto

 

*3/2/1912 - Fortaleza (CE)

+6/10/2007) - Rio de Janeiro (RJ)

 

 

 

Aloysio de Alencar Pinto foi um grande brasileiro que durante seus 96 anos bem vividos deixou um legado imensurável à cultura brasileira e áreas afins, atuando como pianista, compositor, musicólogo e folclorista, além de professor, pesquisador, diretor de rádio e integrante de várias instituições ligadas à área cultural. Saiba mais aqui.

 

 

 

 

Irany Leme

 

* 8/7/1927 - São José do Rio Preto (SP)

+ 10/8/2013 - Rio de Janeiro (RJ)

 

 

"Irany Leme apresentou-se em inúmeros recitais e concertos no Brasil e no exterior. Muitos compositores brasileiros dedicaram-lhe obras importantes para o seu instrumento, como Francisco Mignone, José Siqueira e Aloysio de Alencar Pinto. Deste compositor, executou em primeira audição mundial a peça que lhe foi dedicada, Suíte Sul Americana, em dois recitais na Cidade de Roma e em programa especial para Sua Santidade o Papa João Paulo II, na Rádio Vaticana (1982).

 

Gravou LPs e CDs principalmente com repertório brasileiro e latino-americano. Foi professora da ENM [Escola Nacional de Música] e do Conservatório Pró-Arte onde orientou importantes pianistas brasileiros. Muito culta, possuía uma doçura rara e conseguia imprimir nas suas aulas uma dinâmica de trabalho muito inteligente e criativa." (Georges Mirault Pinto).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nestes últimos dois anos, meu pai e eu tomamos como sagrado compromisso editar um CD com os Estudos de Cramer-Arthur Napoleão apresentados por ele e Irany Leme, em 1997, no Salão Leopoldo Miguez da ENM da UFRJ.

 

 

 

Nunca pedimos, nem esperamos receber qualquer apoio das instituições a que ele pertencia, e, sabedores que patrocínios são medida certa do prestígio político e social, coisa que não se coadunava com sua refinada educação, decidimos produzir este CD com recursos próprios, como já tinha sido o caso da versão orquestral do ‘Sarau de Sinhá'.

 

 

 

Está claro que, sendo uma edição limitada, estará destinada fundamentalmente a seus amigos mais próximos e a instituições brasileiras e estrangeiras com as quais ele mantinha contato e que manifestam real interesse pela sua pessoa e obra musical, principalmente as bibliotecas e Universidades americanas e os centros de música europeus, candidatos prováveis a receber seu riquíssimo acervo.

 

 

 

O compromisso permanece um mote, qual seja, editar em CD o universo de sua obra musical de modo a perenizá-la.

 

 

 

Admirava em meu pai a independência cultural e a segurança com que manifestava suas opiniões; nada mais próprio, portanto, de sua vertente existencial que um CD independente.

 

 

 

Um especialíssimo agradecimento ao fotógrafo brasileiro, radicado em Nova York, Julio Sócrates dos Santos, pela gentil autorização para o uso da foto da capa do CD. (Georges Frederic Mirault Pinto, a bordo do Veleiro Iroquai, nas costas do Brasil, em 31 de janeiro de 2008).

 

 

 

 

 

Johann B. Cramer e Arthur Napoleão

 

 

 

Johann B. Cramer (1771-1859) foi um consagrado virtuose do piano da primeira metade do século XIX. Injustamente esquecido, tem sido, em boa hora, sua obra revelada nos meios acadêmicos, em trabalhos científicos que reconhecem a originalidade de suas obras e a capacidade que tinha o compositor de explorar todas as possibilidades sonoras do piano (...).

 

 

(...) Arthur Napoleão (1843-1925), inspirando-se nos Estudos de Cramer, escreveu 84 novos Estudos que podem ser adaptados aos de Cramer ou executados em solo. Fica bem claro, entretanto, que o mote do compositor era recriar Cramer para dois pianos, dentro do espírito estético da música do século XIX” (...).

 

 

 

 

 

 

Das 22 Faixas do CD selecionei 4 Faixas para audição.

 

 

 

FAIXA 1 – “Estudo 12, em Lá Menor.

 

 

 

 

 

 

 

 

FAIXA 12 – “Estudo 38, em Mi Bemol Menor”.

 

 

 

 

 

 

 

 

FAIXA 13 – “Estudo 37, em Si Bemol Maior.

 

 

 

 

 

 

 

 

FAIXA 14 – “Estudo 26, em Sol Sustenido Menor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aloysio de Alencar Pinto e Irany Leme integram o time dos grandes. A contribuição de ambos é de um valor inestimável à Música Brasileira. Suas vidas e obras precisam ser mais divulgadas, pois só assim as novas gerações terão acesso a tão valioso legado.

 

 

 

Dedico este post ao amigo Georges Mirault Pinto, que gentilmente me presenteou com o CD - “Aloysio de Alencar Pinto / Irany Leme".

 

 

 

 

************

Fonte:

- CD objeto deste post.

- Facebook de Georges Mirault.

************

Exibições: 306

Comentário de lucianohortencio em 6 junho 2014 às 23:41

Amiga Laura! Parabéns pelo excelente Post! Trago também um presente para ti!

Comentário de lucianohortencio em 6 junho 2014 às 23:42

Comentário de lucianohortencio em 6 junho 2014 às 23:43

Comentário de Laura Macedo em 7 junho 2014 às 1:05

Adorei, amigo Luciano.

Grande abraço.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço