Portal Luis Nassif

Antônio André de Sá Filho
*21/3/1906 Rio de Janeiro, RJ
+2/7/1974 Rio de Janeiro, RJ



COMPOSITOR / ARRANJADOR / RADIALISTA / CANTOR / INSTRUMENTISTA.

Hoje, 21/03/2010, estaria completando 104 anos.

André Filho assinou mais de 200 composições, entre sambas, marchinhas e canções românticas. Alguns sucessos, como "Alô, Alô" foram imortalizados por Carmem Miranda.

O Rio que inspirou o compositor, ganhou dele o melhor dos apelidos, Cidade Maravilhosa, composta em 1934. No ano seguinte, ficou em segundo lugar num concurso de marchinhas de carnaval. Mas venceu entre as mais tocadas nos bailes. Foi a escolhida pelo público. Uma canção que tinha chegado para ficar.

Cidade Maravilhosa virou sucesso na voz da irmã de Carmem Miranda, Aurora. E 26 anos depois, uma lei transformou a canção de André Filho em hino do Rio de Janeiro, na época, estado da Guanabara. Nem precisava. Para os cariocas, ela é a cara da cidade.


“Cidade Maravilhosa”, de André Filho, na voz de Aurora Miranda.


Foi parceiro de Noel Rosa no samba "Filosofia" (tempos depois gravado por Chico Buarque), e também de Vicente Paiva, Valfrido Silva e Heitor dos Prazeres, entre outros.

"Filosofia" (Noel Rosa/André Filho) # Mário Reis (voz) / Pixinguinha (regência) / Francisco Alves (coro). Disco Columbia (22.225-B). Agosto/1933.


 



************
Fonte:
- Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

************

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço