Em nosso inverno de 30 graus, é rotineiro ver as câmeras focalizaram arquibancadas com descamisados. Camisetas, aliás, compõem a coreografia das torcidas, girando de forma compassada. Cheias ou não, essas arquibancadas abrigam torcedores, com seu amor incondicional pelo time.
Fruto de flagrantes das arquibancadas do Morumbi, no jogo de 7 de setembro da seleção brasileira frente à equipe da África do Sul, o portal Terra publicou 40 fotografias. Em nenhuma delas há descamisados (“ Torcida vaia, xinga e comemora vitória da Seleção no Morumbi”).
A seleção brasileira de futebol não tem torcedores. Tem plateia. Na copa do mundo, terá plateia, que ocupará suas cadeiras por cortesia generosa dos donos das cadeiras. É possível que alguns até paguem pelo ingresso.
Não há identificação entre os jogadores da seleção brasileira e os torcedores de futebol. Talvez o fato de ser composta por jogadores do futebol europeu e jogadores candidatos ao futebol europeu explique tal relacionamento.
No Brasil, parece não haver nada mais distante do futebol do que a seleção brasileira de futebol.
© 2013 Criado por Luis Nassif.
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif