Barack Obama se engaja na defesa do direito ao aborto

Do Le Monde
LEMONDE.FR avec AFP | 23.01.09 | 08h59

Barack Obama se engaja na defesa do direito ao aborto

O presidente americano, Barack Obama, reafirmou quinta 22 de janeiro, seu engajamento na defesa do direito das mulheres ao aborto. "Eu fico determinado à proteger a liberdade das mulheres de escolher" entre ter uma criança ou não, disse Obama num comunicado publicado na ocasião do 36o. aniversário da decisão "Roe contra Wade" da Corte Suprema americana. Essa decisão de 22 de janeiro de 1973 estipula que o direito à vida privada, presente na Constituição, garante às mulheres a liberdade de abortar.

Esse 36o. aniversário "nos lembra que essa decisão não somente protege a saúde das mulheres e a liberdade de reprodução, mas simboliza um princípio mais largo: que o governo não deve interferir nas questões de família as mais íntimas", disse o presidente, marcando mais uma vez de maneira espetacular sua diferença com seu predecessor, George W. Bush.

A decisão "Roe contra Wade" está submetida desde 1973 aos ataques constantes daqueles que militam contra o aborto e que são ainda mobilizados quando da ocasião do 36o. aniversário. Bush endereçava regularmente uma mensagem de apoio aos contrários ao aborto nessa data. Esses, se inquietam no presente que Obama publique rapidamente um decreto anulando às políticas de Bush que proibiam que o dinheiro americano financiasse os programas internacionais que promovem o aborto ou aconselham as mulheres sobre o assunto.

Tradução Fábio Macedo.

Exibições: 63

Comentário de Alexandre Santana em 5 fevereiro 2009 às 21:46
O presidente Obama está se mostrando um homem de ótimo carater no que diz respeito aos direitos das mullheres...

Aprovou a "Lei Lilly Ledbetter", com o objetivo de combater a discriminação contra o sexo feminino no ambiente de trabalho, coisa normal nos USA e até defendida pelo governo Bush...

Segundo Obama não pode haver cidadãos de segunda categoria no país...

Quanto ao aborto, ele defende que o Estado precisa garantir o acesso a contraceptivos, informações corretas sobre saúde e medidas preventivas. Tudo que os conservadores não querem, afinal, para eles, o Estado deveria apenas ficar pagando a conta dos rombos econômicos com o dinheiro do povo e não se meter em mais nada...

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço