Ludwig van Beethoven, compositor alemão que ocupa posição central no altar da música clássica ocidental, não foi apenas um gênio musical. Foi também um homem atormentado por problemas de todas as espécies. Era incapaz, por exemplo, de estabelecer relações estáveis e tinha inúmeros casos com mulheres casadas.

A trajetória contraditória e complexa de Beethoven, o desenvolvimento de seu gênio criativo, suas fraquezas e imperfeições, e sua luta para continuar criando após a surdez são retratados na biografia "Beethoven" (Objetiva).

A criação das principais obras de Beethoven é narrada paralelamente ao desenrolar dos fatos de sua vida. O leitor descobre que Beethoven vendia peças musicais para aristocratas antes mesmo de tê-las composto. E, apesar de brilhantemente inteligente, era incapaz de conter acessos crônicos de raiva.

Um dos pontos altos do livro é a descrição das estratégias que Beethoven desenvolveu para continuar a escrever música durante o processo de perda da audição.



Sobre o autor:

O livro é escrito por Edmund Morris, aclamado autor de três biografias best-sellers (incluindo "The Rise of Theodore Roosevelt", vencedora do Prêmio Pulitzer) e estudioso da vida e da obra de Beethoven há quase 50 anos.

Pianista, o autor demonstra a rara habilidade de falar sobre as complexidades da música de Beethoven sem cair em tecnicismos, conseguindo "traduzir" em palavras a grandeza da obra de Beethoven. Quem ganha é o leitor.

"Beethoven"
Autor: Edmund Morris
Editora: Objetiva
Páginas: 288

************
FONTE: Folha de São Paulo Online (21/09/2009)

************

Exibições: 117

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço