Bicentenário de Frédéric Chopin, o Poeta do Piano

Hoje, 1º de março de 2010, se comemora no mundo inteiro o Bicentenário de Frédéric Chopin.

A música para piano sofisticadamente elaborada de Chopin é reputada por seu lirismo, pureza e encanto delicado.

Exilado pela revolução, abandonado pela amante, morrendo de tuberculose, mas sempre vestido com apuro, sua frágil imagem encaixava-se no esteriótipo do artista romântico.

Todas as músicas de Chopin incluem piano, e a maioria delas é apenas para esse instrumento, ao qual dedicou toda sua imaginação criadora. Segundo Roberto Minczuk, Chopin dá voz ao piano. Por meio de suas notas, ele foi capaz de materializar sentimentos que o público até então desconhecia.



Foi grande amigo do mestre italiano do bel canto – Bellini -, ao lado de quem está enterrado. A relação mútua de admiração e amizade de ambos contribuiu para Chopin ser considerado o compositor do bel canto para o piano, extravasando como poucos os ideais do romantismo.

Chopin também era um perito nas formas de dança, com destaque para a valsa, mas foi com a mazurca e a polonaise que manifestou sua genuína identidade polonesa.



O prodígio chinês Yundi Li interpreta "Fantasie - Impromptu, opus 66"



O pianista polonês Kruystian Zimerman interpreta "Ballade nº 1"




A leitura de Nicolai Lugasky para "Noturno opus 27 nº2"



Chopiníssimo marcou a abertura das comemorações brasileiras dedicadas ao “poeta do piano”, no Teatro SESI/Rio (Av.Graça Aranha no.1), dentro da programação oficial internacional do Ano Chopin.

Elaborado por Eli Rocha com roteiro de Viviane Mosè, Chopiníssimo teve início dia 22 de fevereiro de 2010, data de aniversário do compositor, com um belo concerto cênico envolvendo três artistas do mais alto quilate. O ator Fernando Eiras dá vida às ideias e sentimentos de Chopin, enquanto suas obras serão interpretadas pela pianista Linda Bustani e pela mezzo-soprano Carolina Faria. A escolha do repertório recaiu sobre composições menos executadas, como as Variações Brilhantes, opus 12, e as Melodias Polonesas, estas raramente cantadas no país.

Antes do concerto cênico, o projeto inaugurou, no foyer do Teatro SESI (RJ),uma indispensável exposição de fotografias cedidas pelo Instituto Fryderyk Chopin, de Varsóvia. O acervo mostra partituras, documentos, objetos, pinturas e gravuras relevantes para a maior compreensão da vida e obra do compositor, tanto em sua terra natal como em seu período radicado na França.

O projeto encerra-se com a exibição de À Noite Sonhamos (A Song to Remember), filme realizado em 1945 por Charles Vidor, com Cornel Wilde vivendo Chopin e Merle Oberon como a sua grande paixão, a escritora Aurore Dupin, mais conhecida por seu pseudônimo George Sand.

A festa chopiniana inaugura a programação 2010 do Sistema FIRJAN que, através do SESI-RJ, promoverá também outras atividades culturais voltadas para a música clássica, com uma programação variada e necessária.

Chopiníssimo segue para Curitiba em abril e, em maio, chega a São Paulo.

Fontes:
- Guia Ilustrado Zahar de Música Clássica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
- Grandes compositores da música clássica: Chopin. – São Paulo: Abril Coleções, 2009.
- Site Jornal do Brasil / blog Harmonia (Rodolfo Valverde)

Exibições: 163

Comentário de Helô em 1 março 2010 às 18:29
Laurinha
Estamos em sintonia.
Beijos.
Comentário de Marçal, T. em 1 março 2010 às 18:34
Chopin é fenomenal...
Comentário de Laura Macedo em 1 março 2010 às 18:55
Helô,
Bota sintonia nisso!!
Confesso que estar em sintonia com você, minha amiga, é uma honra.
Antes do FENAVIPI li, no Jornal do Brasil, sobre o bicentenário do Chopin e fiquei todo tempo pensando em fazer um post "daqueles" em sua homenagem, mas o evento citado tomou todo meu tempo, até ontem as 23:00h. Haja ressaca de sono e cansaço!
Hoje pela manhã as lidas domésticas e outras atividades tomaram todo meu tempo. Resultado: só agora depois do almoço consegui sentar para fazer, não como tinha planejado anteriormente. Mesmo assim achei que valeria a pena, pelo menos, a lembrança de tão importante data.
Valeu Helô!
Beijos.
Comentário de Jose Arlindo em 1 março 2010 às 22:10
Brasvíssima, Laura!
Excelente postagem e melhor a lembrança.
Comentário de Laura Macedo em 2 março 2010 às 0:23
Grata, Marçal e José Arlindo, por registrarem seus comentários. Valeu!
Abraços.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço