Poeta e compositor carioca ganha estudo biográfico aprofundado e celebra seus 60 anos de uma vida dedicada à arte, com lançamento nesta terça (09/06) às 18h30 na Livraria da Vila, em São Paulo capital.

Vida e arte confluem quando o artista faz, de sua trajetória, um caminho empenhado na escritura e no fazimento da cultura de seu país. É o caso do múltiplo Paulo César Pinheiro, principal letrista em ofício de nosso cancioneiro, e que além de esbanjar sua criatividade em letras e canções de própria autoria e em importantes históricas parcerias, ainda se desdobra no exímio ofício de escritor e poeta, como compositor para teatro-musical, sem falar em sua atuação peculiar como “intérprete” (quando Paulo César canta, o mundo emudece para ouvi-lo, como uma multidão atenta à reza de um Criador).



Projeto de Conceição Campos, escritora e pesquisadora que há dez anos se dedica à pesquisa e ao estudo sobre a obra e vida do multimídia Paulo César Pinheiro (letrista, poeta, escritor, músico e intérprete), acaba de ser lançado o livro A Letra Brasileira de Paulo César Pinheiro - Uma jornada musical (Editora Casa da Palavra), que passa a limpo os 60 anos de vida do artista (e 40 de carreira), aliando o cunho biográfico ao olhar analítico sobre sua obra e sua importância para a cultura nacional.




Com mais de duzentas páginas, o estudo apresenta um farto material iconográfico, um valioso inventário da obra musical e literária de Paulo César Pinheiro (livros e discos de poemas, trilhas feitas para teatro, cinema e TV), uma vasta listagens dos títulos de todas as letras (inéditas e gravadas) e um imprescindível levantamento discográfico, que inclui também as composições ainda inéditas do autor.

A escritora levantou cerca de duas mil letras feitas para mais de 100 parceiros, entre os quais Pixinguinha, Radamés Gnattali, Tom Jobim, Baden Powell, João Nogueira, Francis Hime, Edu Lobo, Dori Caymmi, Eduardo Gudin, Sérgio Santos, Lenine e Paulo André Barata. Do conjunto, 900 canções foram gravadas por mais de 500 intérpretes de nossa música popular, a exemplo de nomes como Elis Regina, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Amélia Rabello, MPB-4, Nana Caymmi, Maria Bethânia e Paulinho da Viola, entre tantos outros.

O livro terá lançamento oficial, em São Paulo, nesta terça-feira, dia dia 09 de junho na Livraria da Vila, com a presença da autora e de Paulo César Pinheiro, e pocket-show com grupo Samba de Fato (Pedro Amorim, Pedro Miranda, Alfredo Del Penho e Paulino Dias) cantando repertório do compositor e seus parceiros.

Lançamento do livro “A Letra Brasileira de Paulo César Pinheiro” - Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915 (Vila Madalena) São Paulo. Tel: 3814-5811. Dia 09 de junho, às 18h30. Entrada gratuita.


O texto acima foi extraído do site Sovaco de Cobra.

*********

Biografia imperdível!! Quem gosta da música brasileira tem todas as razões do mundo para gostar do eclético Paulo César Pinheiro. Vou conferir, com certeza, e vocês?

*********

Exibições: 555

Comentário de Teatro de Revista em 9 junho 2009 às 11:14
Laurinha
Já vem você com suas dicas tentadoras! :))
Imperdível mesmo. Dias atrás, ainda estava conferindo suas parcerias com Sueli Costa.
Acho que vou pegar meu jatinho particular e descer lá na Livraria da Vila ;)
Beijos. Helô.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço