BODEGA CULTURAL: UM MARCO NA WEB PROGRESSISTA

O Bodega Cultural - editado pelo jornalista Carlinhos Medeiros - foi, a partir de 2005, essa Boa Nova na web progressista agregando sites e blogues veiculadores de conteúdos temáticos consistentes e positivos. Nesse período, não se pode deixar de se referenciar a relevância do que se chamou Blogosfera, movimento cujo propósito era fundar uma nova consciência cidadã por meio de uma reconstrução democrática da mídia num contexto político, social e cultural bastante definido. Primeiro domínio a ser registrado com esse nome, o Bodega firmou-se como um site que consolidou, de maneira incisiva e magistral, as discussões sobre política, sociedade e cultura. Surgia, assim, como um ponto de resistência ao que a mídia corporativa e "oficial" destilava diuturnamente com seus interesses escusos e explícitos propósitos de manipular um povo órfão de um jornalismo isento e de credibilidade.

A chama de uma produção jornalística propositiva e com uma visão de Brasil que precisava sair das garras de uma mídia tendenciosa e contra o povo tornou o Bodega uma referência para muitos sites e blogueiros iniciantes e mesmo para os que já contavam com certa estrada nos caminhos da blogosfera alternativa. Assim ocorreu com O Cachete [Editor: Eng.º Giovani de Morais], o Blog do Saraiva [Editado pelo juiz Dr. Saraiva - in memoriam], O Terror do Nordeste [Editor: Dr. Gilvan Freitas] e o Terra Brasilis [Editor: Prof.º Diógenes Afonso, o DiAfonso].

Embora tenha sido raqueado em 2010, o Bodega Cultural continuou com outro domínio se constituindo numa força que não se esvai e mantendo-se vivo enquanto marco na luta incessante a favor da democracia que dignifique o povo e seu direito à cidadania plena como último refúgio de coexistência num sociedade justa.

Prof.º Diógenes Afonso [DiAfonso]

Graduado em Letras, especialista em Língua Portuguesa e autor de obras didáticas.

Exibições: 33

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço