Bola de Nieve, ícone da Canção Cubana



O pianista, cantor e compositor cubano, Bola de Nieve (Ignácio Jacinto Villa Fernandez -1911/1971), foi um dos maiores nomes da música cubana, sucesso em várias partes do mundo.

O escritor e historiador Félix Contreras, de 70 anos, biografou Bola de Nieve para a editora Cosac Naify, que deverá lançá-lo no início do ano.

Bola do Mundo, o volume que produziu, investiga a vida de Bola de Nieve desde a infância em Guanabacoa, gênio vindo de família modesta (teve três irmãos, dos quais ainda estão vivos Tomás e Raquel, a mais jovem, que cedeu farto material para a biografia inédita).

‘Meu livro quer ser um olhar feérico, redondo, que junta biografia, ensaio e investigação, porque sobre o Bola havia muito desconhecimento, sobretudo acerca do México e de sua cidade, Guanabacoa. Não se pode falar em Bola sem falar em Guanabacoa, sua cultura negra, tradições, a influência da família’”. (Estadão, edição de 21/08/10).

A cantora Fabiana Cozza é uma eterna admiradora da obra de Bola de Nieve. Em entrevista ao programa “Cesta de Música”, do CNB Noite Total, ela fala dessa admiração e canta trechos de suas canções.





Fabiana Cozza, em apresentação recente (abril/2010), no Centro Cultural Carioca, interpretando “Vete de Mi” do cubano Bola de Nieve. Lindo demais!!




O cubano Ignácio Villa, conhecido artisticamente como Bola de Nieve, canta “El Manicero”.






“Vete de Mi”, na interpretação de Bola de Nieve






Exibições: 351

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço