POST DEDICADO À DOÇURA, À
MÁGICA, AO INIGUALÁVEL:
AOS AMIGOS DO TEATRO
DE REVISTA.

TAMBÉM BATIZADOS PELAS GASTRONOMIA BRASILEIRA, DE O QUINDIM OU O QUINDÃO, TÊM SUA VINDA PARA CÁ , POR VOLTA DO FINAL DO SÉCULO XVI, QUANDO COMEÇARAM À SER IMPORTADOS DE PORTUGAL, A DOÇARIA E QUITUTES DE ALÉM MAR. DE LÁ VEIO ENTRE OUTRAS IGUARIAS UM DOCE DE NOME BRISA -DO- LIZ. APÓS AS MUCAMAS RESPONSÁVEIS PELO PREPARO DE QUITUTES , TEREM APRENDIDO OS SEUS PREPAROS, TORNOU-SE UMA JOIA , DA DOÇARIA, RARA, DOS CARDÁPIOS MAIS SIMPLES AOS MAIS REFINADOS, DESDE ENTÃO.
SUA RECEITA ORIGINAL, DE OVOS E AÇUCAR, INCLUINDO TAMBÉM AS AMENDOAS SECAS, AQUI FORAM SUBSTITUIDAS POR COCO, QUE APESAR DE ORIUNDO DA AFRICA, NO BRASIL, É ENCONTRADO FÁCILMENTE EM QUASE TODO O PAÍS. NO NORTE E NORDESTE, POR ONDE COMEÇOU À SER CONSUMIDO , EM NOSSO PAÍS, ADENTROU TAMBÉM O QUINDIM E ATUALMENTE APROVADO EM TODO OS CENTROS GASTRONÔMICOS .
SEU PREPARO É RÁPIDO, FÁCIL E O RESULTADO, COMO NA FOTO ABAIXO: DIVINO

BRISA DO LIZ OU QUINDÃO`
À SUA CONFECÇÃO, SEM MUITAS ALTERAÇÕES, ATÉ A ATUALIDADE, FORAM INCLUIDOS ALGUNS INGREDIENTES, COMO O COCO, PROVENIENTE DA ÁFRICA E QUE NO BRASIL, EXPANDIU-SE MUITO BEM, DEVIDO AO SOLO E AO CLIMA, ADAPTANDO-SE Á TERRA COMO SE DAQUI FOSSE ORIGINÁRIO.
EM BANDEJAS, PARA LEMBRAR MARGARIDAS

:
FLOR DE LIZ:
POETICAMENTE, SUA BRISA DEU
ORIGEM AO DOCE BRISA DO LIZ
ALGUMAS DOCEIRAS E QUITUTEIRAS, TEM RECEITAS PRÓPRIAS E EM SUA GRANDE MAIORIA, MANTENDO EM SEGREDO, MUITAS VEZES FAMILIAR, OS INGREDIENTES E O PREPARO DO MESMO.
O FATO É QUE NEM COM O PASSAR DO TEMPO, ESSE DOCE, NUNCA SAI DA MODA E DAS VITRINES DAS CASAS ESPECIALIZADAS, SEJA DE CHÁ OU ATÉ MESMO DE LANCHES E DO CARDÁPIO DE SOBREMESAS DE RESTAURANTES POR TODO O BRASIL.
JÁ DENTRO DO RITO AFRO, FOI INTRODUZIDO, PELA BELEZA DE SUA FORMA E O SABOR, À LITURGIA E AOS FESTIVAIS CONSAGRADOS ÁS DIVINDADES EWÁ, OSUN, E ATÉ MESMO, YEMONJA, QUE TEM , SEGUNDO A CULTURA YORUBA, LIGAÇÃO COM O NASCIMENTO E A PROCRIAÇÃO. SEGUNDO ALGUNS ESTUDIOSOS DO ASSUNTO, A FORMA DO QUINDIM , LEMBRA A GEMA DE OVO, ORIGEM DA FORMAÇÃO DO SER.

BRIZA DO LIZ , QUINDIM OU QUINDÃO:

VÃO SER PRECISOS:

10 unidade(s) de gema de ovo peneirada(s)

50 gr de coco ralado(s)
150 ml de leite de coco
200 gr de açúcar

PREPARO:

Depois de peneirar as gemas junte o restante dos ingredientes e misture delicadamente.
Unte uma fôrma com furo central ou forminhas de empada com muita manteiga e em seguida polvilhe açúcar na fôrma.
Acrescente o líquido à fôrma e leve para assar em banho-maria à 140º, até ficar dourado e o coco ralado subir a superfície.

Desenforme morno e sirva frio.

Dicas

- caso queira, acrescente à receita 1 colher de chá de baunilha(essencia), para suavizar o sabor do ovo

- coloque rodelas de limão no tabuleiro para não escurecer o alumínio, durante o assar.

- se quiser bata as claras na batedeira até fazer picos, , acrescentando á seguir 2 xc e meia, de açucar previamente peneirado, raspas de limão, 1 col de chá de fermento em pó e apos untar uma forma de furo central, com óleo, deite-lhe a mistura, asse em banho maria por mais ou menos 20 minutos(até que fique bem dourado), deixe esfriar e desnforme. Regue com calda de caramelo claro. Esse é o pudim de claras da minha familia.

FONTES:

- CULINÁRIA SECULAR DE FAMÍLIA

- CYBERCOOK - PESQUISA YAHOO

- RAIZ AFRICANA - INFORMAÇÕES











Exibições: 955

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Comentário de Cafu em 1 maio 2010 às 22:09

Que delícia! Caí de boca nos quindins de Iaiá ( e a Aurora Miranda, o Zé Carioca e o Pato Donald também). O Teatro de Revista agradece de coração essas gostosuras todas. Valeu, cara amiga.
Beijos.
Comentário de Helô em 14 maio 2010 às 0:55
Ai, Jisuix! Isso é uma tortura! Tudo o que eu queria agora era um Disque-quindim! Vou sonhar com eles essa noite e amanhã atacarei a primeira confeitaria no meu caminho.
Além do mais, minha querida avó, quituteira de mão cheia, fazia os melhores quindins do mundo e bateu a maior saudade da bonitinha.
Obrigada, querida amiga, pela delicadeza da dedicatória ao Teatro de Revista, pela doçura de post que nos enche os olhos e aguça o paladar.
Beijos.

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço