Cabo Verde
Emirados querem apoio para sede de Agência Energias Renováveis


Os Emirados Árabes Unidos pediram apoio a Cabo Verde à candidatura para albergar a futura sede da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), disse hoje na Cidade da Praia o ministro dos Negócios Estrangeiros da EAU.


Segundo Sheikh Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, que cumpriu hoje uma visita de cinco horas a Cabo Verde, os Emirados têm em curso uma série de contactos internacionais nesse sentido, nomeadamente entre os Estados africanos que assinaram a declaração constitutiva da IRENA, em Janeiro deste ano.

A eleição para a escolha do país que instalará a sede da organização será realizada dentro de dois meses e, segundo Al Nahyan, os Emirados contam já com o apoio de alguns Estados africanos, que não nomeou.

Entre os Estados africanos que rubricaram a declaração constitutiva da IRENA, entre eles Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, figuram também a África do Sul, Comores, Gâmbia, Madagáscar, República Democrática do Congo e Zâmbia, entre outros.

Como contrapartida, a delegação árabe manifesta a intenção do seu país em reforçar relações de cooperação com Cabo Verde, sobretudo no domínio das energias renováveis, mercado em que Portugal está também apostado e que ficou patente durante a visita do primeiro-ministro português, José Sócrates, à Cidade da Praia, em Março último.

“Há um interesse genuíno da parte dos Emirados Árabes Unidos em efectuar investimentos sustentáveis no domínio das energias renováveis e certamente essa agência dará muitos ganhos se a sua sede situar-se no meu país”, alegou Al Nahyan.

A Agência Internacional das Energias Renováveis foi fundada em Bona, Alemanha, por um grupo de 75 países, entre eles também Portugal.

Os Emirados Árabes Unidos (EAU), federação de pequenos emirados, situados na Península Arábica, tem uma economia forte, baseada no petróleo, e é um dos países mais ricos do mundo.

Exibições: 30

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço