Cacaso - Música e Poesia # Rosa Emília e Convidados - CCBB Brasília




CACASO - Música e Poesia # Rosa Emília e convidados


A série Cacaso - Música e Poesia será uma homenagem ao artista considerado um dos precursores da “poesia marginal”, Antônio Carlos Ferreira de Brito.

Apesar de ter falecido prematuramente, o compositor teve uma vida intensa e marcante, cujo legado resultou em letras e poesias criativas e vanguardistas, produzidas em um conturbado período da vida política brasileira.

Nos encontros desta série musical, será traçado um panorama de sua obra literária e musical, divididas com alguns dos mais importantes nomes da MPB como Tom Jobim, Edu Lobo e Toninho Horta, dentre outros.

A série, além de resgatar sua obra, traz a oportunidade de apresentá-la às novas gerações. .

Data: de 5 a 15 de março de 2009
Horário: De quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h
Local: Teatro do CCBB Brasília
Classificação Etária: Não recomendado para menores de 12 anos.


Programação: Cacaso - Música e Poesia


Módulo I - Dias 5 e 6 de março



Neste módulo serão apresentadas as parcerias de Cacaso com Edu Lobo, Joyce e Novelli. Com esses compositores Cacaso atravessa os grandes ritmos do nordeste brasileiro.

Frevos, maracatus, xaxados e baladas preenchem esse bloco. Um dos principais sucessos do Cacaso, “Lero-Lero”, é relembrado. Joyce e Ulisses Tavares participam com canções, poesias e seus depoimentos inéditos sobre o poeta.





Módulo II - Dias 7 e 8 de março



Apresenta dois dos mais importantes parceiros do Cacaso: Sueli Costa e Francis Hime. Sucessos como “Dentro de Mim Mora Um Anjo” e “Face a Face” são eternas obras-primas de Sueli Costa que participará deste encontro com interpretações inéditas de canções suas e dos sambas de Francis Hilme.



Já Carlito Azêvedo recita versos e conta “causos” do poeta, ajudando a entender a obra e a personalidade deste grande autor.




Módulo III - Dias 12 e 13 de março



Este módulo passará em revista as composições de Cacaso com Cláudio Nucci, Lourenço Baeta, Mauricio Tapajós, Toninho Horta e Zé Renato. Observa-se a diversidade da criação de Cacaso compondo músicas em diversos estilos musicais.



Nascem dessas colaborações sucessos como “Carro de Boi” consagrada na voz de Milton Nascimento, “Pedra da Lua” na inesquecível interpretação do grupo vocal Boca Livre, entre outras obras-primas. Neste encontro, os artistas Geraldo Carneiro e Zé Renato participam com depoimentos, poesias e músicas.




Módulo IV - Dias 14 e 15 de março



Os versos de Cacaso na canção popular “Lambada de Serpente” fazem parte da nossa memória coletiva: “quem tem amor ausente já viveu a minha dor” Numa insólita parceria póstuma, Cacaso escreve a letra de “Tristorosa” de Villa-Lobos.



Villa-Lobos também influencia a prolífica parceria de Nelson Ângelo e Cacaso ao ponto de eles chamarem as próprias parcerias de “Villianas”. Neste módulo, Chico Alvim e Nelson Ângelo ilustram, com as suas participações, o alto nível da letra e da poesia de Cacaso.

Exibições: 175

Comentário de Cafu em 7 março 2009 às 12:00
Imperdível, brasilienses! Tudo à altura das elevadas qualidades do legado de Cacaso: excelentes músicos, excelentes intérpretes, excelente seleção de canções e poemas e a Rosa Emília está linda, elegante em voz pura e emocionada.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço