CARTA AOS PRESIDENCIÁVEIS

Meus caros Dilma, Serra , Marina e Plínio

O grande dia está se aproximando e eu imagino a tensão existente entre vocês visto que a corrida presidencial só será definida na rota de chegada. É um tudo ou nada cansativo e incômodo.Um bolo que vocês imaginam saber a receita,escolhem e misturam os ingredientes,alguns até abusam na colocação da cereja,mas,infelizmente,o bolo pode solar ou queimar de vez,apesar do cuidado na temperatura do forno.

Será que vocês estão dizendo o que Sua Majestade,o Eleitor quer ouvir?

Estarão os marqueteiros aptos a captar o espírito das massas e levar o barco de vocês a bom porto,ou melhor a subir a rampa?

Tenho minhas duvidas.A sociedade ,hoje,quer algo mais além de beijos em criancinhas catarrentas ,churrasco na laje ou feijoadas comunitárias.

Não lhes adiantará nada chegarem ao cobiçado Horário Eleitoral,bem vestidinhos,arrumadinhos e maquiados.O povo já está sim,apto a captar sorrisos falsos,poses forçadas e olhares vazios.Afinal,há tanto tempo que assiste esta peça de teatro que cansaram dela.Pois texto e falas não mudam.

Assistindo às entrevistas de TV consigo detectar o desespero velado nos seus olhos Serra, o seu desconforto, Dilma ,por ser considerada a”pupila do Lula”e verificar que o samba de uma nota só que você entoa, doce Marina está ficando monocórdio demais,cansativo demais,batido demais.

Plínio ,seu estilo a lá Enéas,batendo em tudo e todos e tentando reinventar a roda desperta a atenção do eleitor;pelo menos é um discurso diferente,quando fala em fechar o Senado,”aquele valhacouto de oligarcas”,consegue agradar o povo,farto das ladroagens e maracutaias da nossa casa maior,porém,como conciliar essas idéias revolucionárias com a Constituição de um pais democrático ,saído há pouco de uma ditadura sangrenta e de execrável memória!?

Serra,de barriga de mulher e urna ninguém sabe o que sai,dizia-se antigamente,isto é ,outrora.Mas,hoje,com o ultra-som,pelo menos com as mulheres ,o ditado está desmentido.

Se você perder a eleição 50% da culpa será devida á sua teimosia. Porque não aceitou ser vice do Aécio,em vez de ficar se expondo por ai à cata de um vice que ninguém queria ser?Pegou mal,amigo;virou motivo de piada nos bares desde a Lapa até Itapoan,passando pelo Bexiga e adjacências.Acabou buscando um ,numa tribo suspeita,o índio mais desastroso que passou por aqui desde o cacique Cunhambebe.

Nesta terrível dança da solidão,você passou por Aécio,que como bom mineiro tirou o corpo fora,o Jereissati,que também pulou fora para alívio da nação,a Kátia,que preferiu continuar com seus agronegociantes –é mais seguro,corre mais dinheiro – o detestável Jarbas que você considera limpinho, e o Francisco Dornelles que emitiu sinais de fumaça negra e nem chegou a ser oficialmente convidado. Sobrou o Sérgio Guerra, mas, este vinha acompanhado por uma coleção de fantasmas no gabinete.Não pegaria bem.E outros,e outros,um nunca acabar de nãos...

Você conseguiu ultrapassar a fama do nosso Imperador Pedro I caçando noivas na Europa. O coitado bateu em várias portas reais e lhas recebeu na cara.Só não ficou um solteirão eterno graças à competência de Barbacena.

Sua aliança com o DEM também foi traumática; já tem muita gente perguntando se o Arruda será seu ministro.Vender-se por mais três minutos de TV não foi um bom negócio.Pergunte ao Judas.

Sua família ,também,ajuda pouco.Uma primeira – dama chilena e uma filha envolvida com tramóias financeiras,pesam no seu currículo,é claro!

Quanto a você, Dilma,precisa assumir sua personalidade,descolar um pouco do Lula.Claro,ele é o cabo eleitoral que todo presidenciável queria ter,mas,você precisa mostrar do que é capaz.

O povo elegeria até um poste se Lula indicasse. Vai ser duro mostrar talento ,mas,ao menos,tente.

Marina, juro que votaria em você, mas, tenho receio que seu governo acabasse mal.Eu a acho muito pura,muito doce,muito séria,muito ética para enfrentar os dragões da maldade da política nacional.Receio que não esteja preparada para lidar com judeus,americanos,iranianos,coreanos e que tais que assombram o planeta.

Não queremos um novo cristo crucificado,não nos convém.

Quanto a você, Plínio,adoro vê-lo esbravejar,afaga meu ego, mas,na teoria a prática é outra.

Que chances você teria de pôr suas idéias em prática?E ter de volta as irritantes blusinhas brancas da Heloisa Helena é demais para meu estômago. Vamos deixar como está.

Minha pátria é minha mãe e minha filha e eu reluto em entregá-la a qualquer um.Vou estudar bastante os pretendentes à sua mão ,antes de me dirigir para as urnas.

E,você,caro eleitor,deveria fazer o mesmo.

Abraços

Miriam Sales,uma brasileira.

Exibições: 135

Comentário de PAULO ANGELO DE PINHO em 16 agosto 2010 às 14:20
Palavras bonitas, texto perfeito, mas sua sabedoria para escrever nao chegou ao lugar principal, a capacidade de discernimento. Dá para ver o esforço para achar os defeitos na "jovem" política Dilma, apenas que é um poste sustentado por Lula, presidente. Nao me parece que voce votou no Lula, nem na última eleiçao. Quem tem filhos teve muito mais oportunidade de sentir a mudança vindo de forma lenta , mas forte, trazida pelas maos do Lula, mas ajudado por muitos, inclusive pela Dilma que tanto temes.
O machismo ainda nao saiu das sombras femininas, só ele para explicar tamanha cegueira!
Comentário de Miriam de Sales Oliveira em 16 agosto 2010 às 16:38
O meu prezado colega ouviu cantar o galo mas,n/ soube aonde. Sou apartidária,mas,n/ apolítica e considero Lula um dos maiores presidentes q/ tivemos.N/ sei se o amigo já era nascido,porém,devo dizer-lhe q/ desde Vargas nenhum presidente foi igual ao nosso atual.
Como comentarista política de alguns jornais,blogueira e escritora ouço muito a voz das ruas,e elas me reportam ao fato da Dilma ser muito colada à imagem do Lula,qdo eu sei os valores q/ ela tem.Dai,o conselho.Votarei nela p/ presidente e ficarei orgulhosa de ter uma mulher no maior posto da República.Aconselho o colega a reler o texto e procurar se inteirar do meu trabalho nos sites q/ escrevo,no Jornal Forum Livre e nos meus blogs.Basta se dar ao trabalho de escrever meu nome nas -pesquisas google,estou c/ sorte - q/ aparecerão cerca de 16 psgs. c/meus trabalhos,tanto clicando imagem como web.Assim,o prezado leitor identificará a cegueira fora do meu campo.
Saudações Literárias
Comentário de Jura em 16 agosto 2010 às 21:17
"Quanto a você, Plínio,adoro vê-lo esbravejar,afaga meu ego, mas,na teoria a prática é outra.

Que chances você teria de pôr suas idéias em prática?"

Se formos todos votar pensando apenas na viabilidade dos projetos nunca conseguiremos mudar nada, porque o mais viável é o que sempre tivemos.

Eleição é o momento de apostar no que acreditamos, não naquilo que acreditamos ser a única possibilidade.
Comentário de Miriam de Sales Oliveira em 16 agosto 2010 às 21:59
Pois é o q/ eu acho,Jura.A teoria é linda,mas,na prática é outra.N/ podemos nos esquecer q/ vivemos num estado corporativo,onde mandam o dinheiro e sua conseqüencia,o poder.
Para vencer o corporativismo dominante é necessário ter o jogo de cintura do nosso Presidente,pois,gostem ou não dele temos q/ tirar o chapéu p/ a sua maneira de contentar a todos,sem abrir mão dos seus princípios.
Abraços
Comentário de PAULO ANGELO DE PINHO em 17 agosto 2010 às 0:17
Prezada colega Miriam. Quando postamos comentários nos blogs temos de levar em conta que existe todo um universo das mais variadas pessoas que tem acesso ao que escrevemos. Pelo texto só se eu fosse adivinho para saber de todas essas suas qualidades, dezenas de páginas na Web, etc.
O texto para mim surge sózinho e nao nesse contexto agora apresentado por voce. Fica portanto uma dica, que por mais que estejamos integrados na internet muitos "desconhecidos" como eu podem nuncater houvido falar em Miriam de Sales Oliveira, que é o meu caso. Se cada vez que tiver vontade de comentar(pincipalmente nos blogs que tem espaço para comentários), algum textoo que lí nos blogs da vida, tiver de procurar quem foi o autor, vou passar o tempo todo a pesquisar as pessoas.
Por fim mantenho minhas palavras, o texto divulgado soa machista, e em cima do muro, basta ler com cuidado e verás que tenho razao. Quanto a votar na Vilma, agora lí que vai faze-lo, fico contente de saber que temos mais um voto , agora divulgado explicitamente. Para encerrar, pelo minha experiencia, toda vez que leio alguma coisa nivelando todos os candidatos como está claro no seu texto, penso tratar-se de eleitor frustrado porque seu candidato nao vai bem. De agora em diante terei mais cuidado fazer esse tipo de suposiçao.
Comentário de Emerson William Lopes em 17 agosto 2010 às 0:46
Realmente não se pode negar o bom jogo de cintura que o presidende lula tem, o que me preocupa é se a Dilma vai conseguir ter o mesmo jogo de cintura para conversar com os nossos parlamentares e com os ministros, e as tais medidas provisórias, continuará o país sendo ditado por medidas provisórias, ou será que já se tem projetos sólidos de médio e longo prazos. Deixo uma pergunta: o país precisando de reformas de todos os tipos, carente em infra estrutura, necessitando de investimentos pesados em saúde, educação, segurança e em outros setores de relevância importância, qual será o seu principal foco?
note bem que eu ja a coloquei na presidência... rsrsrs
abraços.
Comentário de Miriam de Sales Oliveira em 17 agosto 2010 às 12:41
Emerson,estas são as minhas dúvidas;há uma grande e nada sutil diferença entre a criatura e o criador.Por isso,empenho-me em mostrar à Dilma a importancia de falar sobre seus projetos,pois,com certeza os tem e de descolar-se do Lula,criando um novo espaço para suas idéias.
Precisamos de muitas coisas,de mudar conceitos , de manter a economia sólida e melhorar principalmente a educação e a saúde.
Abraços
Comentário de Miriam de Sales Oliveira em 17 agosto 2010 às 12:45
Prezado Pinho,n/ vou votar na Vilma,mas,sim,na Dilma (rsss).Claro q/ n/ temos obrigação de conhecer todos os escritores e blogueiros;só quis lhe mostrar q/ de machista e retrógrada n/ tenho nada,apesar dos meus 67 anos. Amigos,então?
Abraços
Comentário de PAULO ANGELO DE PINHO em 17 agosto 2010 às 12:58
Sem dúvida, Miriam do alto de meus 64 anos!
Comentário de Miriam de Sales Oliveira em 17 agosto 2010 às 15:49
Nossa,estamos perto.rsss
E eu q/ achava q/ vc n/ conheceu a Era Vargas,Viu q/ elogios eu te fiz!rsss
Abração

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço