Portal Luis Nassif

 Cíntia,em 1991,quando cursávamos o primeiro ano de jornalismo na UFF,a URSS foi dissolvida.Você,aturdida,sentenciou :" Hayek venceu,o neoliberalismo virá com tudo,irá privatizar tudo,causará desemprego,temor,desamor,violência,caos,irão privatizar até o amor.Agora o sonho realmente acabou !"

 Cíntia ,você estava perplexa,eu nem tanto porque antes os países que compuseram o Pacto de Varsóvia abandonaram o Socialismo Real e faziam a transição para o capitalismo;estátuas de Lênin eram decepadas na Polônia , na Tchecoslováquia e na  stalinista Albânia de Henver Roxa e o Muro de Berlin já tinha caído dois antes,Cìntia,tudo estava por demais previsível.

 Desnorteada você sequer permaneceu na reunião de emergência do DCE,saiu da Universidade às carreiras.Depois,Cíntia,você não apareceu mais ! No quinto dia de sua ausência perguntei por você a todos os colegas,ninguém sabia onde você estava;fui até a secretaria da UFF e procurei saber do seu endereço.A secretária me avisara que você trancara a matrícula e forneceu-me seu endereço,rua Ana Néry,em São Cistóvão.Fui até lá,estava com saudades e preocupado.Ao chegar no endereço fui informado que você e sua tia se mudaram ,mas não sabiam para onde.Onde está você,Cíntia ? Nunca mais a vi ! Só me restaram as lembranças de sua militância aguerrida ,do seu rosto oval,com covas,o sorriso largo e a oratória vibrante nas assembleias do DCE.

 Procuro por você até hoje,em todas redes socias eu vasculhei ,e  nada.Cíntia ,queria contar-lhe que realmente que a Escola de Chicago( Hayek ) veio com tudo mesmo.O neoliberalismo vem causando fome,guerras localizadas na África,Ásia e "guerras civis" não declaradas na América Latina.As vezes penso que o ser humano embruteceu-se a tal ponto que a velho dito popular Cada um por si e Deus por todos está ainda mais em voga.

Cíntia,em 2016,queria tanto lhe encontrar,que no Brasil 847 policiais militares foram mortos ( faixa etária entre 30 a 49 anos),do outro lado da moeda 5 mil civis( faixa etária entre 12 a 29 anos,sendo que 75% negros) foram mortos por intervencões policiais.Uma guerra que acontece no país !

 Sim,Cíntia,o fanatismo religioso está fundindo a cabeça das pessoas,enriquecendo os falsos profetas e engendrando intolerância e violência.

Porém,Cíntia,nem tudo está perdido,não está mesmo.

 No incêndio criminoso na Chapada dos Veadeiros(GO),que durou 20 dias,bombeiros( esta  categoria deveria ganhar 40 mil por mês ),brigadistas,voluntários - sim,Cíntia,voluntários ! - e veterinários voluntários demonstraram,ao enfrentarem as chamas ,fumaça e um calor descomunal,que nada está perdido,que há seres humanos de excelente estirpe.São heróis !

 Deixei de lado o esbulho que virou a política nacional,a picaretagem e a falta de resposta da esquerda socialista para a crise que afeta o indivíduo,isto é,os mais humildes,e vou lhe contar outro caso comovente ,que eu presenciei.Um rapaz codos marmitex,era um sábado,viu um morador de rua estragado pelas intempéries da vida ,olhou-o,voltou e lhe deu uma marmitex ,a quentinha.Este rapaz esfregou os olhos,emocionara-se.Eu me emocionei também !

 Cíntia,um dia espero revê-la,sei que estás viva,pressinto a sua vivência,e quero muito abraçá-la e beijá-la fraternalmente.

Um grande abraço desse seu eterno Camarada.

Exibições: 31

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço