Caveirão ‘atira’ flores em festa da paz no Borel

Organizado pela Polícia Militar, evento ‘Tijuca Maravilhosa’ integra moradores do asfalto e da comunidade, além de levar serviços ao morro
POR RENATA MONTI

Rio - No lugar de fuzis, flores. Foi assim que o blindado da Polícia Militar, o Caveirão, subiu o Morro do Borel, na Tijuca, para anunciar um fim de semana festivo na área, chamado de ‘Tijuca Maravilhosa’. O objetivo era integrar as comunidades da região, polícia e órgãos públicos.

No sábado, 38 crianças munidas de flores surpreenderam o público saindo do veículo blindado mais imponente da PM entoando: “É, sou mais UPP”. Em seguida, emendavam: “Uh, uh, é Caveirão”.

Os gritos contagiaram os moradores do Borel e visitantes. “Estou orgulhosa de ver uma cena dessas. Antes, eu fugia de tanto medo do caveirão”, comemorou a moradora do Borel, Maria Rosa Silva, 26.


Os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) se emocionaram com a receptividade da população. “Essa é a primeira vez que um blindado entra transportando crianças em uma comunidade. É uma experiência marcante”, avaliou o tenente-coronel do Bope René Alonso.

Se há cerca de três meses era improvável ver vizinhos da Tijuca circulando pela Rua São Miguel, que dá acesso ao morro, durante o fim de semana eles aproveitaram o clima de paz para conhecer o local. “Nunca tínhamos pisado aqui. Essa é uma demonstração de poder da população”, exaltou a estudante Fernanda Félix, moradora da Rua Conde de Bonfim.

De acordo com o comandante da UPP Borel-Chácara do Céu, capitão Bruno Amaral, o trânsito na região aumentou desde a inauguração da unidade, em 7 de junho. “As pessoas estão perdendo o medo e interagindo mais com a comunidade, trocando experiências”, avaliou ele.

Além do emblemático Caveirão, o público pode conferir apresentações de teatro, dança, música, e a degustação de quitutes preparados pelo pólo-gastronômico da Tijuca , uma parceria com a subprefeitura Ontem, o Bope atraiu os moradores do Morro da Casa Branca com uma demonstração tática de rapel .

Desde a instalação da UPP estão sendo planejados projetos sociais e econômicos para a área. O curso de línguas CNA vai oferecer aulas gratuitas de inglês, a partir do próximo mês, no morro. A Light anunciou também a recuperação da rede elétrica interna a partir de janeiro. Já a Cedae desenvolve está instalando novas tubulações de água.

Harmonia e passeio pela vizinhança a borde de jeeps

Muitos moradores das comunidades do entorno do Borel viram suas ruas e casas de ângulos diferentes durante o final de semana. Jeeps turísticos, geralmente utilizados por estrangeiros para visitar as favelas do Rio, ficaram disponíveis para a população conhecer um pouco mais de sua história.

Quem nunca tinha pisado no campo de futebol na favela Chácara do Céu, ficou deslumbrado com a vista lá do alto. “Estamos passeando e vivendo com tranquilidade. Tudo melhorou”, destacou Vânia Lopes, que mora há 46 anos no Borel.

Para a vendedora Maria Aparecida dos Santos, de 29 anos, conhecer as ladeiras em que atuavam facções rivais representa liberdade. “Essa é a vitória da paz. Temos que aproveitar”.

A professora Suely Rodinho, 50, reuniu amigos da Tijuca para conhecer a área. “Tínhamos curiosidade de ver uma comunidade pacificada”, justificou.

Novas UPPs para Salgueiro e Turano

A PM se prepara para inaugurar até o final do mês mais duas Unidades de Polícia Pacificadora — uma com efetivo de cerca de 180 homens no Morro do Turano, e outra com 140 no Salgueiro, também na Tijuca. De acordo com o comandante geral das UPPs, coronel Robson Rodrigues, os policiais já passaram por treinamento nos batalhões da capital.

O carro-comando, que vai funcionar como gabinete móvel do comandante das UPPs, também estará ‘tirando serviço’ nas comunidades no final de setembro. Estão previstas a compra de 40 motos e 60 picapes com tração nas quatro rodas para o patrulhamento nas vielas e ruas íngremes.

Exibições: 208

Comentário de Stella Maris em 13 setembro 2010 às 13:04
Haroldo. Um novo mundo nos é possivel.
gostei da noticia

abraços.
Comentário de Haroldo Vilhena em 13 setembro 2010 às 16:16
Tenho certeza.
E está sendo construido.
Vide os videos que postei na serie "Conexões Urbanas", ou o grande poder que a internet traz para as nossas mãos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço