Cena Musical Especial: Homenagem a Cartola

ATUALIZAÇÃO
Vide atualização no final do post

NO PRÓXIMO DOMINGO. 11 DE OUTUBRO DE 2009, CARTOLA COMPLETARIA 101 ANOS.





O programa “Cena Musical” presta homenagem aos 101 anos de Cartola, cantor, compositor e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, sendo reconhecido como um dos maiores sambistas do país.


Os especiais irão ao ar nos dias 8 e 15 de outubro, quinta-feira, à meia-noite na TV Brasil.


O episódio do dia 8, exibe imagens do acervo musical da emissora e de dois shows que homenageiam o músico com a participação da cantora Sandra de Sá, do Grupo de Violinistas da Mangueira e do maestro e compositor Wagner Tiso.


No episódio do dia 15, será exibido o show que aconteceu em plena feira livre, na praça General Glicério, em Laranjeiras, também no Rio de Janeiro. Participaram o grupo Choro na Feira e os cantores Nilze Carvalho, Marcos Sacramento e Mariana Bernardes. Os feirantes e moradores do bairro puderam cantar e relembrar as inesquecíveis canções de Cartola.


No Rio de Janeiro, a TV Brasil está disponível no canal 2 da TV aberta e na TV paga: NET no canal 18, Sky-DirecTV no canal 116, TVA no canal 181. Em UHF analógico, emissora está no canal 32 e no UHF digital, canal 41.


Em São Paulo, a TV Brasil está disponível na TV paga: NET Cabo Digital no canal 4, Sky-DirecTV no canal 116 e em UHF analógico, emissora está no canal 69 e no UHF digital, canal 68.


ACABO DE SABER, VIA E-MAIL, DESSE IMPERDÍVEL LANÇAMENTO!!



************
Fonte: Site Sovaco de Cobra / Biscoito Fino.

***********

Exibições: 90

Comentário de Vera em 8 outubro 2009 às 4:07
ötima dica, obrigada, vou assistir amanhã, hoje hehehe. Amo Cartola e a Mangueira.
Comentário de moacir oliveira em 8 outubro 2009 às 11:53
Laura,amamos Cartola,para mim é um dos compositores mais poeta de nossa música e sabemos que a concorrência é dura,afinal vivemos num país riquissimo, quando tratamos de música popular.
Sempre que posso dou uma lida em letras de lingua inglesa,e sempre lamento por eles que tem músicas belissimas mas letras à desejar.
E apesar de gostarem muito de música brasileira, desconhecem nossa língua e perdem muito da especialidade de autores -poetas,do porte de Cartola.Parábens Cartola!!!!
Comentário de moacir oliveira em 8 outubro 2009 às 11:55
Passe por minha página, e escute duas preciosidades de Cartola,cantadas por Marcia.
Comentário de Cafu em 8 outubro 2009 às 13:57
Hoje ou ontem, Laurinha? Será que perdi o primeiro? Ontem meu dia foi lotado de trabalho e não tive tempo para navegar.
Cartola é muito especial para mim. Na década de 70 fizemos uns shows com ele aqui em Brasília, e graças a ele trouxemos também a Clementina e o Nelson Cavaquinho depois. Não tiramos uma fotinha sequer, acredita? Fizemos 3 shows com o Cartola no auditório da Escola de Música e um gratuito para os estudantes da UnB. O mestre era de uma elegância, simplicidade, generosidade ímpar. Inesquecível! E nós, aos 20 e poucos anos, achávamos a coisa mais natural do mundo desfilar pelos palcos, bares e restaurantes de Brasília com esses monstros sagrados da MPB. Santa ingenuidade! Amadorismo cheio de admiração e ousadia de um grupo de jovens que amava os Beatles e os Rolling Stones mas também reverenciava as nossas raízes mais puras e profundas.
O Cartola ainda não tinha recebido a consagração nacional decorrente da gravação de As Rosas não Falam pela Beth Carvalho. Não deu muito público e lucro. O da dupla Clementina e Nelson Cavaquinho foi um estrondoso sucesso.O pessoal que não conseguiu comprar ingresso quase arrombou as portas do teatro da Escola Parque, totalmente lotado por 3 noites. Pudemos pagar os cachês que eles cobraram, os músicos que os acompanharam, as demais despesas e sobrou uma grana para os panfletos, tintas, cartazes etc da nossa luta contra a ditadura militar, pela reconstrução das entidades livres, pela anistia e liberdades democráticas.
O Nelson Cavaquinho queria muito que trouxéssemos também os seus amigos: Candeia, Guilherme de Brito, Carlos Cachaça... mas aí as coisas na Unb ficaram pretas, o reitor/feitor capitão-de-mar-e-guerra expulsou dezenas de estudantes (vários também do nosso grupo) a Unb ficou meses em greve e mais de 1 semestre com com tropas no campus. Nossas energias, projetos e ações tiveram que tomar novos rumos.
Beijos. ..
Comentário de Laura Macedo em 8 outubro 2009 às 20:06
Moacir,
Realmente não tem páreo para a nossa música brasileira.
Passei lá, mas não localizei as duas preciosidades...
Abraços.
Comentário de Laura Macedo em 8 outubro 2009 às 20:19
Cafu,
Você não perdeu o primeiro. É hoje. E vamos assistir juntas, não é mesmo?
Que relato maravilhoso você nos traz, Cafu!!
Grata por compartilhar conosco sua fantástica experiência com a turma da UnB.
Mas nenhuma fotinha... snif, snif, snif...
Mas o incrível é que, com certeza, mesmo sem o registro material dessa experiência, ele continua bem vivo na sua alma... Isso é o que vale...
Beijos.
Comentário de Cafu em 9 outubro 2009 às 21:34
Eu vi, Laurinha! Graças ao seu aviso. Hoje tem o Chico e o Carlos Gomes. Semana que vem, Cartola de novo. Estou treinando para ser coruja!
:)
Beijos agradecidos.
Comentário de Gregório Macedo em 10 outubro 2009 às 2:43
A Cafu arrebentou. Que relato! Merece seguir adiante...
Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço