Silas de Oliveira
* 04/10/1916 - Rio de Janeiro (RJ)
+ 20/05/1972 - Rio de Janeiro (RJ)
Encontrou no samba-enredo a forma para expressar tudo que sentia. Por 14 inesquecíveis carnavais a Escola de Samba Império Serrano cantou seus sambas, a exemplo de “Heróis da liberdade”, “Cinco bailes da História do Rio” e “Aquarela brasileira”.
Entre seus intérpretes estão, entre outros, Roberto Ribeiro, Jorginho do Império, Dona Ivone Lara, Dudu Nobre, Martinho da Vila, Luiz Henrique e Elza Soares, além de seu parceiro mais constante, Mano Décio da Viola.
Vamos homenageá-lo com seus belos Sambas!
“Estou gamado” (Silas de Oliveira) # Silas de Oliveira [gravação caseira pertencente ao Acervo HBC - Hermínio Bello de Carvalho].
“Fica” (Silas de Oliveira) # Silas de Oliveira [gravação caseira pertencente ao Acervo HBC - Hermínio Bello de Carvalho].
“Tristeza no carnaval” (Silas de Oliveira/Mano Décio da Viola) # Jorginho do Império. LP ‘Jorginho do Império’ (1981).
“Me leva em teus braços” (Silas de Oliveira) # Anísio Silva. Álbum ‘Alguém me disse’ (1960).
"A escolha do repertório foi um trabalho árduo, onde eu tive que me debruçar em pesquisas. Porém foi prazeroso, pois muita gente só conhece o Silas como compositor de samba-enredo e nesse projeto foi possível incluir músicas desconhecidas do grande público".
“Calamidade” (Silas de Oliveira) # Luiz Henrique. CD ‘O Império de Silas’, 2005. [primeiro trabalho fonográfico a reunir apenas obras do compositor Silas de Oliveira, com participação de Jorginho do Império, Velha Guarda Show do Império Serrano, Alex Ribeiro e Silas Júnior].
Silas de Oliveira é considerado o maior compositor de Samba-Enredo, bem como o seu sistematizador. Os amigos sempre se recordam dele como uma espécie de Filósofo do Samba.
************
Fontes:
- Dicionário Cravo Albin da MPB / Verbete: Silas de Oliveira (AQUI).
- Fotos: Acervo pessoal/Internet.
- Nova História da Música Popular Brasileira - Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola. Editora Abril, 1977.
- Site #radinha.
- Site Youtube / Canais: “MeuBrasilBrasileiro”, “e pontin”, “CarlosCarv1”, “Eduardo Ferreira”, “moreiranochoro”, “SambabookVEVO”, “Luiz Henrique”.
- Uma história da música popular brasileira - Das origens à modernidade, de Jairo Severiano. - São Paulo: Ed. 34, 2008.
************
Silas de Oliveira – 100 ANOS
Vídeo sobre o centenário de nascimento do sambista Silas de Oliveira (1916-1972), fundador da escola de samba Império Serrano e compositor de clássicos do samba, como “Aquarela brasileira”, “Heróis da liberdade” (com Manoel Ferreira e Mano Décio da Viola) e “Meu drama” (com Joaquim Ilarindo), entre outros.
Produzido pelo Centro de Programas Integrados da Funarte, o vídeo tem depoimentos do historiador Luiz Antonio Simas, das escritoras e pesquisadoras Marília Trindade Barboza e Rachel Valença e do baterista e compositor Wilson das Neves. As fotografias que ilustram o vídeo fazem parte do acervo pessoal de Rachel Valença e foram gentilmente cedidas para esta homenagem. Funarte/2016.
Comentar
© 2019 Criado por Luis Nassif.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif