Vinicius de Morais

*19/10/1913 - Rio de Janeiro (RJ)
+ 9/7/1980 - Rio de Janeiro (RJ)

Poeta / Compositor / Teatrólogo / Jornalista / Diplomata.

Celebrar o Centenário de Vinicius de Moraes é sinônimo de Poesia, Música e Paixão três vertentes que permearam sua vida e obra.

Poesia, Música e Paixão - Tudo Misturado.

Documentários sobre Vinicius de Moraes

O primeiro trata-se de um fragmento do documentário - Encontro marcado com o Cinema de Fernando Sabino e David Neves -, intitulado: “Vinicius de Moraes - Poesia, Música e Amor”. Nele flagramos o Poetinha em sua fase baiana, ao lado de Toquinho, Maria Creuza, Aloysio de Oliveira, a mulher Gesse e do inseparável copo de uísque, sob o "diz-que-diz" dos coqueirais de sua idílica Itapoã.

Vinicius de Moraes aborda acerca de suas características poéticas (o pronome da primeira pessoa vem sendo, pouco a pouco, substituído pela terceira) e assume as influências de Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Paul Verlaine e Manuel Bandeira.

O documentário mostra Vinicius acompanhando-se sozinho ao violão em sambas de sua lavra, como “Quando tu passas por mim” (parceria com Antônio Maria).

Sua vida e sua obra também foram lembradas pelo programa "De lá pra cá". Nesta edição, Ancelmo Gois e Vera Barroso recebem o biógrafo José Castelo, autor do livro "Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão - uma biografia", o compositor João Bosco, o professor de Literatura e poeta Eucanaã Ferraz e a cantora Mônica Salmaso que gravou os AfroSambas de Vinicius e Baden Powell.

Confira também Centenário de Vinicius de Moraes (I)

************

Fonte:

- Site YouTube.

 

************

Exibições: 214

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço