Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história


">object>
Esse é um daqueles vídeos, que se interpretado à luz da honestidade pessoal, acaba sendo de entendimento universal e extremamente útil para a vida prática do sujeito.

Creio que não haja quem já tenha feito idéia parcial, ainda que inocente, de alguma coisa, de alguém ou de algum lugar, levado pela única versão, ou pela versão mais divulgada, ou pelo peso social de quem divulgou determinada situação.

Acontece, quando ainda não despertamos para nossa capacidade de questionarmos às coisas, como nos apresentam e vamos sendo levados por aquele pré conceito, até que algum senão nos mova a uma investigação mais completa sobre determinado assunto.

Este vídeo, muito mais do qualquer coisa que eu possa dizer a respeito, ou mesmo que qualquer sumidade possa acrescentar-lhe, é um daqueles que não precisam de apresentação nenhuma, nem de intepretação de outrem, para que entendamos o quanto fizemos e fazemos os pré julgamentos, baseados em pré conceitos adquiridos, invariavelmente, de forma inocente.

O que vamos fazendo com eles, os pré conceitos, ao longo de nossas vidas a partir de um determinado momento, que é amplamente variável de pessoa para pessoa e que muitas vezes não sai do pré conceito, vai muito da capacidade de indagação de cada um, ou de um fator externo qualquer que nos mova, em busca de uma verdade mais ampla.

Fica escancarado, que das coisas mais banais, até às mais sérias e pertinentes, na vida de cada um, individual ou coletivamente, precisamos sempre, procurar questionar as versões "maciças" a respeito de tudo que nos envolve e nos diz respeito, para que não nos empobreçamos cultural, social e civilizadamente.
O vídeo, vai tomar pouco mais de 18 minutos da sua vida, mas se "pegá-lo", economizará, a partir dele, vários anos de auto-engano, ainda que inocente.

Exibições: 160

Comentário de A|\|DRE LU|Z Vasconcelos S. em 8 junho 2010 às 21:20
Belas palavras Paulo Roberto.
Ontem também postei aqui no Portal o video dessa fabulosa nigeriana. Como sou analfabeto digital, não consegui postar a versão do TED. Coloquei a que está dsponível no youtube. Muito obrigado pelo Post. Realmente todos deveriam ler. Assisti ontem, dia 07/6 e já vou incluir nas aulas que dou no curso de jornalismo.
Comentário de Stella Maris em 9 junho 2010 às 16:31
Paulo. esqueci de te falar no outro post, este video eu conheci num grupo de mulheres... nestes grupos que fazemos de (des) construções. bjs.
Comentário de Paulo Roberto Stockler em 10 junho 2010 às 14:31
Imagina, André.
Vamos aprendendo juntos!!

Demais né, Stellinha!!

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço