"CINCO MÚSICOS BRASILEIROS QUE DEVERIAM ESTAR NA ABERTURA DA COPA DO MUNDO." ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

 Lendo o texto do colega Osvaldo Colarusso, grande regente e articulista de Curitiba, me deparo com uma notícia estarrecedora. Um site de uma rádio de Nova Yorque publicou um artigo escrito pela jornalista Amanda Angel intitulado " Five Brazilian Music Figures Missing From the World Cup Opening Ceremony!  É isso mesmo leitores, os gringos estão preocupados com a abertura da Copa. A competente repórter estranha que músicos brasileiros de fama mundial, vivos ou falecidos, não estão na abertura da Copa do Mundo. Amanda Angel cita Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Paulo Szot, Guiomar Novaes e Nelson Freire. 
   


                                          Villa-Lobos, foto Internet   

    Ao invés disso teremos um Rapper chamado Pitbull, Claudia Leite e o grupo Olodum. A Jenifer Lopez cancelou sua participação. Poderia citar mais alguns nomes importantes e muitas obras genuinamente brasileiras para serem tocadas na abertura. A opção dos organizadores da Copa do Mundo usa os velhos e surrados clichês do Brasil, com certeza vai ter samba, mulatas, índios, baianas e capoeira. O Brasil possuí uma infinidade de ritmos regionais que podem ser explorados. 
   


                                         Nelson Freire, foto Internet    

   Colarusso cita a Orquestra do Estado de São Paulo, esta poderia estar presente e tocar obras de compositores brasileiros. O grande problema é que a orquestra paulista é ligada ao partido da oposição em uma Copa do mundo articulada pelo PT. Não é a qualidade da obra, do artista ou do grupo que importa e sim o partido a qual ele é ligado. 
    Para que o amante da música clássica não fique de todo chateado teremos no dia 11 de Julho um evento com o tenor e hoje barítono Plácido Domingo, o pianista chinês Lang Lang e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Se você quer assistir essas celebridades internacionais vai ter que desembolsar uma bolada. O evento não será aberto, não será uma Fanfest da FIFA e sim em um teatro ligado a um banco internacional (HSBC) na cidade do Rio de Janeiro. Como vocês perceberam nenhum nome na lista de Amanda Angel se apresentará na ocasião. Esse é o Brasil da Copa do Mundo.

Ali Hassan Ayache

Fonte : http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/falando-de-musica/

http://www.wqxr.org/#!/story/five-brazilian-music-figures-missing-world-cup-opener/

Exibições: 132

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço