COMENTÁRIOS SOBRE O XIII PRÊMIO CARLOS GOMES DE ÓPERA E MÚSICA ERUDITA

Maio é o mês das Noivas, das Flores, do Dia do Trabalho e da entrega do XIII Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita e Ópera. Democraticamente, os organizadores abriram a votação para o Júri Popular: você, que lê esse texto agora, pode ir ao site que se encontra abaixo e expressar seu voto. Mas não fique animado amigo, ele não valerá grande coisa. O peso da votação popular é de 10%, o meu voto e o seu não expressará quase nada. É como a Rainha da Inglaterra, só pra inglês ver.
O Prêmio Carlos Gomes tem abrangência nacional, entram todas as produções realizadas no país em 2009. Os indicados foram eleitos pelo voto de 28 especialistas, cujo nome é segredo de Estado. Temos espetáculos indicados de todo o Brasil, será que essa galera assistiu a tudo? Duvido que os 28 especialistas tenham ido ao Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Amazonas. Assistido a todos os eventos e votado com isenção.
Outro detalhe esquisito do XIII Prêmio Carlos Gomes é a quantidade de jurados. No prospecto oficial, publicado abaixo e enviado para a imprensa, temos um total de 100 jurados para definir os vencedores. Mas, se você, amigão, der uma olhadinha na página oficial do prêmio: http://www.premiocarlosgomes.com.br/?page=edicao lerá : "Um Colegiado de Indicação, formado pelos maiores especialistas brasileiros da área, selecionará, para cada categoria, um conjunto de 3 artistas indicados. Subsequentemente um Corpo de Jurados, de cerca de 200 membros em todo o Brasil, votará para que seja determinado o vencedor". Afinal, são 100 ou 200 (os nomes dos nobres jurados também são segredo escondido a 7 chaves) que terão o peso, pesadíssimo, um baita fardo, de 90% no resultado final? Se já é difícil, que 28 especialistas assistam a todos os espetáculos que ocorreram na imensidão desse vasto Brasil, imagine 100 ou 200! A página oficial nos informa que os indicados ao prêmio são 3 em cada categoria. Surpresa, em algumas categorias temos 4 indicados.

Vou parar por aqui, daqui a pouco eles cancelam meu convite.

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço