Composição de Laurindo Almeida para Noel Rosa

Laurindo Almeida e Noel Rosa

 

 

Noel Rosa, compositor popular carioca, um gênio na sua arte, durante 26 anos de vida e 7 de atividade musical produziu 259 composições engendrando um dos mais importantes capítulos da história de nossa música.

 

 

 

Segundo Haroldo Costa não há nenhum exemplo, mesmo na música de outros países, de alguém que tendo vivido tão pouco tenha produzido tanto. E Millôr Fernandes acrescenta: pelo menos 50 indiscutíveis obras-primas”. No que concordo plenamente com ambos. A prova cabal é a perenidade viva e moderna da obra de Noel.

 

 

Laurindo Almeida teve uma enorme importância ao introduzir o violão brasileiro no mundo do jazz norte-americano, tornando-se um dos violonistas brasileiros mais conhecidos (sem o "de", como era chamado no Brasil) e apreciados nos Estados Unidos, aonde chegou, em 1947, com trinta anos de idade e por lá viveu por 48 anos até sua morte, ocorrida em 26 de julho de 1995.

 

 

 

Sua atuação foi brilhante como violonista, arranjador, compositor em trilhas sonoras de mais de duas centenas de filmes. Ele foi indicado 16 vezes ao Prêmio Grammy e tornou-se o campeão brasileiro, emplacando vários troféus.

 

 

 

 

Noel Rosa, Laurindo Almeida e Roberto Paiva

 

 

 

 

Laurindo Almeida era um admirador de Noel Rosa e de suas belas composições. Com a partida precoce do nosso querido Poeta da Vila em 4/5/1937, Laurindo compôs uma música em sua homenagem chamada - “O último samba”. Coube ao estreante Roberto Paiva gravar em seu primeiro disco a referida composição que destacamos neste Post.

 

 

 

O último samba” (Laurindo Almeida) # Roberto Paiva. Disco Odeon (11655-A), 1938.

 

 

 

************

Fontes:

- Fotos montagem: Laura Macedo.

- Memória MPB -Laurindo Almeida.

- Noel Rosa - Centenário de um gênio.

 

***********

Exibições: 179

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço