Criador do Google News fala sobre as inovações do jornalismo online

Para Bharat, pagar pelo conteúdo digital será parte integrante do futuro do jornalismo online

O criador do Google News, Krishina Bharat, falou sobre as mudanças no jornalismo online, para os próximos cinco anos, durante um seminário chamado “Innovation Journalism”, que aconteceu de 7 a 9 de junho, na Universidade de Stanford, nos EUA. Segundo ele, o jornalismo profissional veio para ficar e enumerou alguns aspectos importantes sobre o desenvolvimento da profissão de jornalista, para os próximos cinco anos.

Bharat acredita em algumas tendências para o jornalismo online nos próximos anos, como: maior clareza sobre o papel de cada organização jornalística; aumento do uso das redes sociais; maior facilidade para encontrar o conteúdo que o leitor deseja e uma forma fácil de pagar pelo conteúdo online; anúncios inteligentes; novas formas de “embalagens” dos conteúdos web.

De acordo com as afirmações de Bharat, num futuro próximo as empresas jornalísticas serão muito mais especializadas e setorizadas, e se tornarão conhecidas por determinado assunto ou localidade. Sobre o uso das redes sociais, ele acredita que elas serão muito mais utilizadas do que acontece atualmente, principalmente em blogs e também por empresas jornalísticas.

Sobre a organização do conteúdo online, Bharat afirma que os leitores encontrarão os conteúdos de sua preferência de uma forma muito mais rápida e fácil, além de recuperar, com maior facilidade, arquivos e edições anteriores das publicações online. Além disso, ele acredita uma maneira muito mais fácil de se pagar pelo conteúdo web, também de uma forma muito mais fácil do que a atual. Para Bharat, pagar pelo conteúdo digital para ser parte integrante do futuro do jornalismo online.

O criador do Google News prevê que os anúncios serão muito mais inteligentes e interativos: o mercado publicitário terá um conhecimento muito maior do seu público e, deste modo, irá oferecer o tipo correto de produtos para os leitores. Além de um maior fluxo de conteúdos online, de diferentes editoras, sobre o assunto de interesse do leitor.

Para Bharat, outras duas tendências serão vistas num futuro próximo: ainda haverá uma dificuldade em cobrar pelo conteúdo que é disponibilizado por “terceiros” e por ferramentas de agregação de conteúdos online (informações que são lidas em outro lugar, e não em seu lugar de origem), e domínio dos aplicativos web para a leitura de conteúdo online, principalmente para tablet/iPad e mobile/iPhone.

Confira a entrevista completa do criador do Google News, Krishina Bharat, assistindo ao vídeo!

http://blogln.ning.com/video/criador-do-google-news-fala

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço