Custo de exploração do petróleo triplica em 5 anos

DAYANA AQUINO
Da Redação - ADV

Os custos de extração de petróleo praticamente triplicaram em cinco anos. Em 2003 os gastos com os equipamentos e serviços para a exploração e produção de petróleo eram de US$ 3,42 por barril, e saltaram para US$ 10,42 o barril em 2008. O levantamento é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ainda, de acordo com o documento, o aumento dos custos não considera as participações governamentais. O avanço dos preços no caso brasileiro, vai além da escassez de equipamentos no mercado mundial, incluindo também a expansão dos trabalhos exploratórios em águas profundas. A descoberta do pré-sal seria a principal responsável pelo aumento dos custos.

Os especialistas alertam para a necessidade de potencializar as inovações tecnológicas para maximizar a produção de petróleo e gás natural.

Outro ponto que os especialistas alertam é a mudança dos aspectos políticos e regulatórios, já que as promissoras e bilionárias reservas devem alterar a configuração da indústria brasileira de petróleo, reverberando em demais setores. A estrutura de arrecadação e aplicação de participações governamentais devem ser modificandas nos próximos anos.

O Comunicado do Ipea n° 55: Perspectivas de desenvolvimento do setor petróleo e gás no Brasil será apresentado nesta terça-feira (1/6), no Rio de Janeiro.

Exibições: 138

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço