A Costa Rica é o país latino-americano mais civilizado e com o melhor padrão de vida. Alguém vê noticias sobre a Costa Rica, a Noruega, Luxemburgo? É porque lá as coisas andam bem, né? Porque a Costa Rica distinguiu-se no mundo? Vejam só o desempenho deste pequeno país:
Campeão na América Latina em: Desempenho Ambiental, Liberdade de Imprensa, Grau de Democracia, Competividade Turística, e Índice de Satisfação de Vida.Está em terceiro lugar em Qualidade de Vida, Paz, Competitividade e Percepção da Corrupção, embora nos últimos anos tenha decaido por causa de um governo neolib cooptado pelo Grande Satã.
Como um paisinho pequenininho, cheio de vulcões e terremotos, antiga fazenda bananeira da United Fruit chegou aí?
Sua Constituição elaborada em 1949 tinha duas coisas:
1o: O País não podia ter Forças Armadas,
2o: Ninguém podia eleger-se mais que uma vez na vida.
Então, sem militares para darem despesa e golpes de estado e sem políticos profissionais, virou o melhor país da América Latina e que só tinha desvantagem com relação ao Canadá.
Quem sabe um dia a humanidade acaba com essas duas espécies de profissões, uma que só se usa para matar gente, outra que só serve para enganar a gente.

Exibições: 45

Comentário de Sérgio Troncoso em 26 novembro 2008 às 8:17
Para um país com as dimensões do Brasil,as coisas não seriam tão simples assim.Mas ainda assim,a idéia do seu último parágrafo não deixa de ser um sonho maravilhoso:APOIADO !!!Sérgio.
Comentário de Antonio Barbosa Filho em 14 dezembro 2008 às 13:33
Oportuna sua lembrança de Costa Rica, país exemplar na nossa América, por várias razões, entre as quais as duas que citou. Ela é neutra como a Suiça, desarmada. Tem excelente padrão de ensino, e generalizado. E, como vc menciona, não tem aquelas elites políticas tradicionais que dominam outros países do continente, como uma hereditariedade.
Gostaria que vc comentasse este e outros temas no grupo "La Pátria Grande", que criamos exatamente para trocar idéias sobre a região.
Parabéns e um abraço.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço