Cyro Monteiro e Denis Brean - "Boogie-Woogie na Favela"

 

 

Cyro Monteiro (1913-1973) gravou, em 1945, de Denis Brean (1917-1969) o samba “Boogie-Woogie na favela”, cuja letra comenta a invasão de ritmos estrangeiros na cultura brasileira. Cyro, no auge da carreira, contribuiu bastante para o sucesso da gravação.

 

 

 

Boogie-Woogie na favela” (Denis Brean) # Cyro Monteiro. Disco Victor (80-0294-A), 1945.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os pesquisadores Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello, no livro - “A Canção no Tempo” (Vol. 1: 1901-1957) -, relatam os bastidores desse sucesso.

 

 

 

Achando seu nome ótimo para intitular uma casa de secos e molhados, mas péssimo para ser usado por alguém que pretendia seguir uma carreira artística, o compositor Augusto Duarte Ribeiro adotou o pseudônimo de Denis Brean. E deu sorte, pois com esse pseudônimo assinaria grandes sucessos que o credenciariam como um dos melhores compositores paulistas de música popular.

 

 

O primeiro foi ‘Boogie-Woogie na favela’, uma espécie de ‘samba-boogie’ que comenta a invasão de ritmos americanos em nosso meio, chamando o boogie-woogie de ‘A nova dança que faz parte da política da boa vizinhança’.

 

 

Na verdade, o que chegou aqui foi uma versão comercializada do boogie-woogie, conhecida como jitterbug, ou jive, dança nascida de um estilo jazzístico de tocar Blues ao piano. Neste estilo, a mão direita improvisa sobre uma repetida sequencia de baixos, sustentada pela esquerda. Na época vivendo sua melhor fase, Cyro Monteiro gravou com muita graça ‘Boogie-Woogie na favela’”.

 

 

 

 

 

 

************

Fontes:

- A Canção no Tempo - 85 Anos de Músicas Brasileiras, Vol 1: 1901-1957 / Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. - São Paulo: Ed. 34, 1997.

- Dicionário Cravo Albin da MPB (Verbetes: Denis Brean/Cyro Monteiro).

- Foto montagem: Laura Macedo.

- Fotos: Capa partitura/Selo disco - Miguel Bragioni (Arquivo Confraria do Chiado/Facebook).

- Site YouTube (Vídeo canal ZeMedela).

 

************

Exibições: 182

Comentário de Laura Macedo em 25 novembro 2014 às 1:44

Post destacado no Blog Luis Nassif Online (GGN)

Confira alguns comentários AQUI.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço