Dalva de Oliveira durante sua longa e bem sucedida excursão pela Europa, em 1952, fez uma série de 17 gravações nos estúdios da EMI-Parlophone, em Londres, acompanhada pela Orquestra do maestro e pianista Roberto Inglêz (1913-1978).

Segundo o pesquisador Samuel Machado Filho foram doze músicas em português, sendo oito inéditas, e cinco em espanhol. Dessas, treze saíram no Brasil pela Odeon, subsidiária da EMI. As primeiras a ganhar edição brasileira da "marca do templo", na série azul internacional, foram as composições: “Kalu” e “Fim de comédia”.

Dalva de Oliveira e Roberto Inglêz

Kalu” (Humberto Teixeira) / “Fim de comédia” (Ataulfo Alves) # Dalva de Oliveira e Roberto Inglêz e sua Orquestra. Disco Odeon (X-3361-A) / Matriz (CE-14096). Lançamento (julho/1952) E Disco Odeon (X-3361-B) / Matriz (14099). Gravações (1952). [Gravado em Londres, portanto fora da “Discografia Brasileira em 78 rpm / 1902/1964. Rio de Janeiro: Funarte, 1982].

Segundo os pesquisadores Jairo Severino e Zuza Homem de Mello:

A dupla Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira separou-se no início da década de 1950, em razão da ida de Gonzaga para a SBACEM [Sociedade Brasileira de Autores Compositores e Escritores de Música], enquanto Teixeira permanecia na UBC [União Brasileira de Compositores].

Na época, compositores de sociedades diferentes não podiam atuar juntos. Passaram, então, os dois a trabalhar sozinhos, ou com outros parceiros, sendo “Kalu” o maior sucesso individual de Teixeira.

De estilo romântico/ingênuo, este baião foi feito para atender a um pedido de Dalva de Oliveira, que desejava incluir música nordestina na série que gravaria com a orquestra de Roberto Inglêz.

Referindo-se a “Kalu”, muitos anos depois de seu lançamento, Humberto Teixeira confessou: “Na verdade, Kalu existiu. Só que com outro nome, naturalmente”.

 

 

************

Fontes:

- A Canção no Tempo - 85 Anos de Músicas Brasileiras, Vol 1: 1901-1957 / Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. - São Paulo: Ed. 34, 1997.

- Capa Partitura: Acervo do pesquisador Claudevan Melo.

- Foto selo do disco: Internet.

- Fotomontagem: Laura Macedo.

- Samuel Machado Filho (informações sobre a excursão de Dalva de Oliveira).

- Site YouTube / Canal: “luciano hortencio”.

************

Exibições: 202

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço