Amintas José da Costa (Sarrafo)

* 22/1/1919 - Aracajú (SE)

 

Maestro / Compositor / Saxofonista

 

 

 

Maestro, compositor e saxofonista, Amintas José da Costa - Sarrafo - (22/1/1919 – Aracaju/Sergipe) iniciou a trajetória musical aos 17 anos no projeto de ensino de José Viena. Em 1937, ingressou na Força Pública de Sergipe onde também tocou na banda da corporação.

 

 

 

Em 1940 mudou-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou em bandas e orquestras de casas noturnas, cassinos, rádios e conviveu com grandes nomes da música brasileira, como o maestro Guerra Peixe, Edmundo Villani Cortes, Radamés Gnattali e Pixinguinha. Uma década depois prossegue sua trajetória musical em São Paulo, tocando nas primeiras emissoras de TV do país, sendo maestro da TV Tupi.

 

A partir de 1968 compôs/gravou seus primeiros choros, obras que se perderam em estúdio fechado pela ditadura militar e que agora estão sendo resgatadas pelo grupo Choro Opus Trio – Eduardo Martinelli (violão), Ivon Cruz (Bandolim), Philip Andara (flauta) -  e convidados, com o lançamento do CD “Descendo Sarrafo”, projeto realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (MS) e contemplado pelo Programa Petrobras Cultural (Pronac).

 

 

 

O título da obra “Descendo Sarrafo” é uma alusão ao apelido do compositor, que também batizou as músicas com referência a madeiras. Assim, surgiram: “Tronco de ipê”, “É lenha”, “Casca de pau”, “Madeira de dar em doido”, “Pó de serra”, entre outras.

 

 

 

 

Choro Opus Trio e convidados interpretando as belas composições de Amintas José da Costa – Sarrafo.

 

 

 

 

Pó de serra

 

 

 

 

 

 

 

 

Madeira de dar em doido

 

 

 

 

 

 

 

 

Largando a ripa

 

 

 

 

 

 

 

 

Casca de pau

 

 

 

 

 

 

 

 

Cipó

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem sobre o lançamento do CD Descendo Sarrafo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fico super feliz em divulgar o trabalho do grupo “Choro Opus Trio” acerca da obra do multifacetado artista - de 93 anos de idade - Amintas José da Costa – SARRAFO.

 

 

 

 

 

 

************

Fonte:

 

Site Choro Opus Trio / YouTube

 

************

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço