Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de Novembro


"O Dia Nacional da Consciência Negra foi escolhido desde 1978 como forma de homenagear Zumbi dos Palmares - morto em 20 de novembro de 1695.

Símbolo da resistência negra no país, Zumbi foi um dos líderes do Quilombo de Palmares, localizado na serra da Barriga, na divisa entre o Estado de Alagoas e Pernambuco. Fundado em 1597 por escravos foragidos de engenhos, o quilombo deu origem a uma cidade formada por fortificações espalhadas pela mata, onde chegaram a viver em torno de 20 mil a 30 mil pessoas.

Além de escravos, Palmares abrigava foragidos da Justiça e da violência dos senhores de engenho. A sobrevivência era garantida através da produção agrícola.

Durante cerca de cem anos, representou um foco de resistência aos ataques da coroa portuguesa. O quilombo também significava uma afronta aos interesses de grandes proprietários de terra, que, além de recuperar seus escravos, queriam evitar que Palmares se tornasse uma referência e resultasse uma motivação para a fuga de escravos.

Traído por um de seus principais comandantes, Zumbi foi morto em uma emboscada em Pernambuco. Após a destruição do quilombo, Zumbi foi torturado e decapitado. Sua cabeça ficou exposta ao público na praça do Carmo, em Recife, até a completa decomposição". (Folha de São Paulo).


TROFÉU RAÇA NEGRA 2008


"Iniciando as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a sexta edição do Troféu Raça Negra – considerado o “Oscar” da comunidade negra –, que também celebrou no último domingo os “120 Anos da Abolição da Escravatura”, mais uma vez emocionou a todos ao premiar personalidades e autoridades que se destacaram no ano pela luta em favor da diversidade.

De maneira descontraída, os mestres de cerimônia Paulo Betti e Sheron Menezes conduziram a ansiada premiação, que se iniciou com a entoação do Hino Nacional pelo coral Unipalmares, seguida de pronunciamento do presidente da ONG Afrobras, José Vicente – uma das realizadoras do evento –, ao lado do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do ministro da Seppir Edson Santos, e do Secretário de Relações Institucionais do Estado de São Paulo José Henrique Reis Lobo, representando o governador José Serra.

A emoção começou a rolar logo no início da cerimônia de premiação, quando partes do documentário “Ninguém sabe o duro que dei”, de Calvito Leal, Micael Langer e Cláudio Manuel, começaram a passar no telão, sobre a vida de Wilson Simonal, um dos maiores sucessos dos anos 60 que recebeu um tributo da ONG Afrobras.

Suas músicas foram tema do show da premiação, interpretadas por grandes nomes da música brasileira, como Pedro Mariano, Paula Lima, Rappin’ Hood, Alcione, e seus filhos Wilson Simoninha e Max de Castro. O show ainda contou com uma homenagem póstuma a Jamelão, recebida por Jamelão Neto. Leci Brandão cantou o hino da Mangueira, escola de samba do coração de Jamelão. Todas as músicas foram acompanhadas pela Orquestra Filarmônica Afro-Brasileira, regida pelo maestro Josoé Polia".(Site Troféu Raça Negra 2008).

Várias personalidades foram homenageadas nos segmentos: "Conjunto da Obra", "Esportistas do Ano", "Revelação", "Institucional" e "Internacional", com destaque para o cantor norte-americano Billy Paul.


ALGUMAS FOTOS DO EVENTO


ALCIONE


PAULA LIMA


BILLY PAUL

Um dos grandes homenageados: WILSON SIMONAL.



Recoloco, agora, o mesmo vídeo que publiquei em homenagem a vitória de Obama. Wilson Simonal cantando, de sua autoria, '"Tributo a Martin Luther King".


Exibições: 102

Comentário de Cafu em 21 novembro 2008 às 18:13
A TV Brasil está com uma programação bacana esta semana para celebrar A consciencia negra. Assisti a dois curtas ótimos (um sobre a família Alcâtara e outro sobre quilombolas do Paraná) e um show com Maurício Tizumba, Tambores de Minas e as Meninas de Sinhá. O problema é que começa tarde pacas e acaba depois de 1 da madruga. Quem está virando zumbi sou eu. Hehehe.
Beijo.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço