Portal Luis Nassif

Documentário "Porque lutamos! Resistência à ditadura militar!" # Direção: Fernanda Ikedo

Quem matou Herzog? Projeto - Cédula # Cildo Meireles

 Parte 1




Parte 2



Parte 3


Parte 4




Parte 5




Parte 6

Exibições: 679

Comentário de Cafu em 6 março 2009 às 11:04
COM A MENTE ABERTA E O CORAÇÂO TRANQÜILO



Na véspera do Ato Público que a sociedade fará através do Movimento dos Sem Mídia e de tantas outras pessoas físicas e jurídicas contra revisão histórica do período da ditadura militar pelo jornal Folha de São Paulo, quero deixar uma mensagem a todos aqueles que durante os últimos dias trabalharam sério para difundir a realização daquele Ato e para propor a outros que dele participassem.

Eu me orgulho de ter travado contato com pessoas como vocês. Gostaria de nominar, um a um, todos os que colaboraram com esse ímpeto que surgiu em tantos contra o conceito de “ditabranda” criado pelo diário paulista, mas temo esquecer alguém.

Imagino ser mais importante dizer como eu e os outros que me ajudaram a organizar este Ato Público queremos que todos vão para lá no próximo sábado pela manhã.

Quando abrir os olhos, salte da cama. Nem se espreguice, faça como fez cada vez na sua vida que foi fazer alguma coisa que queria muito fazer, porque nada é melhor do que um povo reafirmar sua liberdade.

Desjejue com prazer. Deixe sua casa com aquele agradável calor no estômago que sucede as boas refeições. Respire fundo quando passar pelo primeiro jardim. Assobie uma música. Lembre-se de momentos que lhe fizeram sentir bem consigo e saiba que aquele será um deles.

Saiba que o lado da verdade é o mais poderoso. Sempre vence. Cedo ou tarde. Essa é uma verdade imutável em qualquer análise histórica.

Dirão, contudo, que freqüentemente a verdade vem muito tarde. Será? O conhecimento da verdade nunca deixará de produzir efeitos. Se não for para aqueles que por ela seriam diretamente afetados, será para os filhos deles ou para os filhos de seus filhos.

O lado da verdade concede tranqüilidade e força. Use-as. Mas mantendo sempre a espinha ereta, a mente alerta e o coração tranqüilo. É assim que você deve se sentir quando for participar do Ato Público contra a “ditabranda” do jornal Folha de São Paulo.

Espero vocês lá.

Eduardo Guimarães

http://edu.guim.blog.uol.com.br/
Comentário de Raí Araujo em 6 março 2009 às 11:54
A citação da crônica/estimulo do Eduardo Guimarães,foi uma das coisas mais bonitas que eu lí nos últimos tempos.
Acredito que este rapaz,deva ter participado daquela luta da nossa geração,para deixarmos para "nossos filhos ou para os filhos destes"o significado da palavra liberdade.
Este têrmo,certamente não faz parte do vocabulário dos sucessores da dinastia Frias,que sempre estiveram muito ligados e dependentes financeiramente falando,dos governos,e da elite,para a qual escreve.
Uma empresa que dizia antigamente que "não tinha o rabo preso"com ninnguem,era apenas a fornecedora dos equipamentos que a ditadura precisava,tipo veículos,alimentos,estrutura literária,etc,etc.
No dia seguinte à manifestação de repúdio que a sociedade organizada fará,na porta daquele veículo de comunicação,eles virão a público tentar explicar o inesplicável e jogar a culpa nos seus jornalistas,meros cumpridores das "órdens superiores".
Podemos não estar vivendo no melhor dos mundos,porem hoje podemos olhar nos lhos dos nossos filhos e netos,e não ter medo de ensina-los que somente não aceitando as coisas que a elite quer nos impor à fôrça,é que seremos sempre livres e conscientes,pois com a mente aberta e o coração tranquilo,deixaremos uma nação diferente para as futuras gerações. Já fizemos a nossa parte,resta dar fôrça para que a juventude não seja fria e despolitizada,pois se assim acontecer,correremos o risco de ver eles tentarem voltar ao antigo status quo.
Comentário de Cafu em 6 março 2009 às 18:39
O documentário é bem pungente, Raí. E olhe que foi um pouco do estrago feito em Sorocaba apenas. Um resgate bem específico e localizado.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço