Dona Canô - Lição Secular de Sabedoria (republicando)

 

 

O Recôncavo Baiano está em festa. Dona Canô completa 104 anos! E Santo Amaro da Purificação preparou uma programação especial para celebrar o aniversário da moradora mais antiga da Cidade, com direito a café da manhã, missa na Igreja e muita festa.

Filha ilustre da histórica cidade baiana Santo Amaro da Purificação, Claudionor Viana Teles Velloso nasceu no dia 16 de setembro de 1907. Criada por sua mãe, sem a presença da figura paterna, talvez tenha sido esta a fonte inspiradora máxima da construção de Dona Canô. Na escola, menina prendada, aprendeu a costurar, falar francês e tocar piano.


 

 

 

Em 1931, casou-se com o agente de Correios José Telles Velloso, o Seu Zeca, com que construiu uma grande família com oito filhos: Roberto, Rodrigo, Mabel, Clara Maria, Irene, Caetano, Maria Bethania e Nicinha; criados, como ela constuma observar, num ambiente de união, aproximação.


 

 

 

 



Dona Canô é uma mulher de hábitos simples. Um deles que pratica com prazer é a culinária. Dizem que todos os dias, lá pelo meio da manhã, o cheiro de sua comida, gostosa e suculenta, invade os cômodas da casa branca de janelas azuis, se espalhando pela vizinhança, assanhando os estômagos mais afoitos em Santo Amaro da Purificação.

Festeira, também é presença certa nos eventos de sua cidade - como a tradicional Lavagem da Purificação que acontece todo mês de fevereiro. Mesmo reservada aos limites da pacata cidadezinha encravada no Recôncavo baiano - de onde aliás, saiu poucas vezes durante toda a vida, Dona Canô sempre participa da vida pública do país, dona de sabedoria que a acompanha lúcida, até hoje. Ano passado não abriu mão de seu direito ao voto e foi às urnas para ajudar a eleger a Presidente Dilma.

Este ano, Dona Canô esteve internada por duas vezes. Mas a saúde prevaleceu!

 

 

Um exemplo de mulher brasileira! Vida longa à Dona Canô!


************
Fonte: Blog Hoje na História JB, por Lucyanne Mano.

************

OBS: Fazendo uma faxina nos meus arquivos deletei, sem querer, este post que foi publicado ontem. Por isso estou republicando. Só lamento e peço desculpas aos comentaristas :((

 

************

Exibições: 187

Comentário de Ivone Prates em 18 setembro 2011 às 13:00

Aguardo visitas, principalmente a sua Valquiria com muito carinho. Dizem que baiano é hospitaleiro e dessa forma já receberei todos os amigos do Portal com um acarajé apimentado. rs

Quanto a D. Canô, ela é um ser cheio de sabedoria e ternura.  Que viva bastante, pois exemplo bom é para todos.

      Beijos Laura e Valquiria

Comentário de Laura Macedo em 18 setembro 2011 às 14:21

Queridas amigas Valquíria e Ivone,

Grata por comparecerem, mais uma vez, ao post da Dona Canô. FIDELIDADE a toda prova :)) AMEI.

Ivone, que convite tentador!!!

Beijos

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço