Duas únicas composições de Laurindo Almeida gravadas por Carmen Miranda

Laurindo Almeida e Carmen Miranda

O compositor/violonista Laurindo Almeida (1917-1995) teve uma enorme importância ao introduzir o violão brasileiro no mundo do jazz norte-americano, tornando-se um dos violonistas brasileiros mais conhecidos (sem o "de", como era chamado no Brasil) e apreciado nos Estados Unidos, aonde chegou, em 1947, com trinta anos de idade e por lá viveu por 48 anos até sua morte, ocorrida em 26 de julho de 1995. (Saiba mais AQUI).

Carmen Miranda (1909-1955) nasceu na Freguesia de Várzea da Ovelha, pertencente ao Conselho de Marco de Canavezes, antiga São Martinho da Aliviada, no Distrito do Porto, em Portugal. Um ano e meio depois estava morando no Rio de Janeiro, tornando-se uma das maiores estrelas do país adotivo. O maestro Pixinguinha não conseguia dominar os músicos se a gravação era de Carmen Miranda. Quando começava a cantar, marcava o compasso requebrando as cadeiras como só ela sabia. Era um Deus nos acuda. Os músicos esqueciam as mãos do maestro e quem regia a orquestra era o gingado de Carmen. (Saiba mais, AQUI). 

As duas composições de Laurindo Almeida gravadas por Carmen Miranda

Mulato antimetropolitano” (Laurindo Almeida) # Carmen Miranda. Disco Odeon (11787-A) / Matriz (6054). Gravação (5/4/1939) / Lançamento (novembro/1939).

Você nasceu pra ser granfina” (Laurindo de Almeida) # Carmen Miranda. Disco Odeon (11787-B) / Matriz (6055). Gravação (5/4/1939) / Lançamento (novembro/1939).

 

_____

Agradecimentos especiais aos amigos/pesquisadores Samuel Machado Filho e Miguel NIREZ Azevedo pela liberação dos fonogramas das músicas: “Você nasceu pra ser granfina” e "Mulato anti metropolitano", respectivamente.

______

************

Fontes:

- Áudio SoundCloud feito por Laura Macedo a partir de música enviado por Samuel Machado Filho e Miguel NIREZ de Azevedo.

- Blog de Laura Macedo no Portal Luis Nassif: Laurindo Almeida.

- Fotomontagem: Laura Macedo.

- Site oficial da cantora Carmen Miranda.

- Site YouTube / Canal: “Gilberto Inácio Gonçalves”.

 ************

Exibições: 211

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço