Fernando Melo e Luiz Bueno – o Duofel: parteiros do som de suas cordas, jardineiros de mãos possuídas pelo poder de recriar o que já é belo, tornando-o não só belo, mas irrefutável.



Duofel Plays The Beatles (FineMusic) é o seu novo álbum. Ao ouvi-lo, vê-se que as tantas homenagens que muito justamente estão sendo prestadas a John, Paul, Ringo e George resultariam incompletas, caso o Duofel não revelasse o que tem a tocar sobre eles.


A cada faixa uma recordação, e, principalmente, um novo olhar sobre o que fez dos Beatles um mito musical e comportamental – a atitude irreprimível dos quatro ingleses foi quase tão importante quanto suas músicas. E o Duofel foi fundo nesse entendimento.


Aos solos das melodias quase sempre se seguem fraseados nos quais pontificam ardorosos bordões, uma das marcas registrados do Duofel. Levadas da mais pura e explosiva pop music reconstroem “Eleanor Rigby”, “The Fool On The Hill”, “A Day In The Life”, “In My Life” e “Norwegian Wood” (Lennon e MacCartney).


A boa utilização de recursos incomuns faz igualmente parte do DNA sonoro de Luiz e de Fernando. Há, por exemplo, o “frouxolão”, que consiste em afrouxar a sexta corda do violão de nylon, deixando-a quase totalmente solta, afinada duas oitavas abaixo; e o “zig-zum”, pequena vareta de jacarandá, meio abaulada, que, passada por entre as cordas do violão, tira um som similar ao da rabeca, cujo arco é usado também no violão e na viola. Tudo registrado com ajustada mixagem.


Além de mostrar que os Beatles compunham e cantavam canções com jeitão sertanejo, “descoberto” em “Across The Universe” (Lennon e MacCartney), em “Here Comes The Sun” (George Harrison) e “Mr. Moonlight” (Roy Lee Johnson), o experimentar de Fernando e Luiz resulta em dinâmicas, em variações de andamentos, em contrapontos, em supimpas afinações, em sacada de novas timbragens, em improvisos e em solos certeiros.

É o Duofel tornando definitivo o seu destino de reinventar sons insonháveis.


************
Fonte: Parte da "Coluna do Aquiles", publicada no Jornal Meio Norte (Teresina/PI), edição do dia 18/10/09.
Aquiles Rique Reis é músico e vocalista do MPB4.

************

Exibições: 82

Comentário de moacir oliveira em 29 outubro 2009 às 20:16
Bacana,conheço bem estes garotos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço