Em Medellín, o teleférico reanima os bairros pobres

Do Le Monde
LE MONDE | 05.02.09 | 14h42

Em Medellín, o teleférico reanima os bairros pobres


Por cima das avenidas que se estendem ao pé da montanha, cabines resplandescentes se balançam lentamente no céu. Antonia Gomez, 57 anos, fecha os olhos. "Eu nunca me acostumo à vertigem, ela explica. Mas eu ganho 2 horas e meia de transporte por dia."

Em Medellín, o teleférico não é uma atração turística, mas um meio de transporte insubstituível. (...) Mas, para além da proeza técnica, o importante, é a proeza social: graças ao teleférico, os bairros pobres saíram do isolamento. Um único bilhete permite atravessar a cidade (...) Antonia economiza 7 000 pesos (2,3 euros) por dia. Para uma família de quatro pessoas, o ganho esperado é de 70 euros por mês, o que é muito num país onde o salário mínimo é de 170 euros...

(...) Contemplando a estrutura de concreto, de vidro e de aço que se sobressai no coração do bairro Santo Domingo, uma vendedora ambulante se extasia: "É bonito não? E é para nós, os pobres." (...) Metrocable transformou a vida e a economia dos bairros marginais. "Antes, os habitantes falavam de "descer" à Medellin, como se fosse uma outra cidade, (...) ele contribuiu para fazer cidadãs e cidadãos de parte inteira", explica Ivan Dario Upegui, gerente social da empresa. (...) "Há cinco anos, a polícia jamais colocava os pés aqui. Era muito perigoso. Mas agora, estamos tranquilos", diz a vendedora ambulante. Em Medellin, fala-se de "cultura métrocable", um sinônimo de civismo.

"Metrocable está acompanhado de um processo de intervenção pública muito mais vasto", lembra Upegui. A prefeitura construiu vias de acesso, escolas e previu casas populares. Ao redor das estações da segunda linha, 24 000 m2 de área verde estão em curso de preparação para acolher concertos e manifestações públicas. Especialistas do mundo inteiro foram ver Metrocable (...)

Tradução Fábio Macedo.

Clique aqui para ir direto ao site do Le Monde.
Clique aqui para acessar um site de tradutor de textos e páginas da web.

Exibições: 89

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço