Ernesto Nazareth 150 anos - Contagem Regressiva

ATUALIZAÇÃO
vide atualização no final do post

 

Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos compositores mais importantes do Brasil.

 

 

 

Definido por Villa-Lobos como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”, influenciou gerações e gerações de músicos, contribuindo decisivamente para a formação de nossa identidade musical. A despeito de seu protagonismo na história da música popular, Nazareth ainda é um universo a ser explorado. Apesar de ter composto algumas das peças brasileiras mais gravadas em todos os tempos – Brejeiro, Odeon e Apanhei-te cavaquinho– boa parte de suas mais de 200 obras permanece pouco conhecida.

 

 

Nazareth foi contemporâneo do nascimento da música popular urbana no Rio de Janeiro imperial, da explosão da polca e da formação dos primeiros conjuntos de choro. Seus 150 anos, celebrados em 20 de março de 2013, se confundem simbolicamente com os 150 anos da música popular brasileira. (IMS).

 

 

Guardião do acervo de Ernesto Nazareth, um dos compositores mais importantes do Brasil, o Instituto Moreira Sallessai na frente das comemorações dos 150 anos do compositor e apresenta, na data de seu aniversário de 149 anos – 20 de março de 2012 – um recital no IMS-RJ, além do lançamento do site.

 

 

 

 

 

 

 

 

O recital reunirá alguns dos melhores instrumentistas do país: Alexandre Dias(piano/foto ao lado), Marcilio Lopes (bandolim), Marcelo Bernardes (flautista), Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão) e Paulo Aragão (violão), que interpretam uma seleção especial de polcas, valsas e tangos que fizeram de Nazareth um dos pilares da música brasileira.

 

 

Os ingressos estarão à venda a partir de terça-feira, dia 13, na recepção do IMS-RJ.










 

No site, o público poderá ter acesso às partituras das 211 composições de Nazareth na versão original para piano, além de 60 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF – a obra completa, na versão melodia e cifra, estará disponível para consulta e download até o final de maio.

 

Também poderão ser encontrados textos exclusivos sobre cada obra de Nazareth; acesso à discografia completa – são mais de duas mil gravações feitas até hoje que poderão ser ouvidas mais adiante em streaming;linha do tempo com a vida e obra do compositor elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida; e um blog. Até o final do mês de maio, constarão ainda no site manuscritos de Nazareth; arranjos para formações instrumentais variadas; farto acervo de imagens e uma hemeroteca. Todas as atualizações serão notificadas pelo blog.

 

 

Algumas raridadesconstam neste site, entre elas, uma carta documentando um encontro até hoje desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis. Também serão publicados trechos de filmes que usaram a música de Nazareth (filmes de Fred Astaire, Walt Disney, Woody Allen, entre outros).

 

 

 

Agora é só aguardar o site entrar no ar. Deixo meu voto de louvor a todos os envolvidos neste grandioso projeto.

 

 

Atualização (24 de abril de 2012).

 

 

Assistam, na íntegra, o recital de lançamento do site

 

 

 

 

************

Fonte: Site do IMS

************


Exibições: 116

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço