O IMS (Instituto Moreira Salles) realizou, dia 19 de março de 2013, um show em homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth. A coordenadora de música do IMS - Bia Paes Leme - foi a mestre de cerimônia homenageando Mercedes Reis Pequeno (representada por Manoel Corrêa do Lago), que fundou a Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional e preservou grande parte do acervo de Nazareth, e a pianista Eudóxia de Barros, que fez muito sucesso interpretando ao piano e divulgando as obras do compositor.

 

 

Foi exibido um vídeo com imagens raras da exposição realizada em 1963 na Biblioteca Nacional, quando do centenário de Nazareth. O filme foi cedido por Luiz Antonio de Almeida, biógrafo do criador de “Odeon”, e editado por Euler Gouvêa, do IMS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ponto alto das homenagens foi o concerto do pianista André Mehmari (foto acima) que é reconhecido como um dos mais talentosos pianistas do país. E, também, um dos mais inventivos. Assume que gosta de fazer misturas sonoras. Ao tocar no IMS-RJ peças de Ernesto Nazareth, um dos compositores que mais o influenciaram, ele as misturou com Chopin, Ravel, Tom Jobim e Guinga, realizando interpretações vigorosas, que não deixam o ouvinte indiferente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Moreira Salles está de parabéns pelas homenagens aos 150 anos Ernesto Nazareth iniciadas, em 2012, com o lançamento do site “Ernesto Nazareth 150 Anos” que é coordenado pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, com as participações do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS.

 

 

Sem sombra de dúvidas Ernesto Nazareth figura entre os maiores compositores de todos os tempos. Sua obra transcende gerações; prova disso é o número crescente de jovens curtindo e gravando suas músicas. NAZARETH VIVE através da sua música...

 

 

************

Fonte:

- Blog do IMS

 

************

 

Exibições: 102

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço