Metodologia e Curriculo:

A Escola Bhakti, por ter um foco holístico, engendra elementos da metodologia tradicional do oriente (particularmente a metodologia védica idealizada por A.C. Bahktivedanta Swami) com algumas novas tendências pedagógicas do ocidente, tais como a pedagogia Waldorfde Rudolf Steiner, a pedagogia da Ponte de José Pacheco e apedagogia de projetos de John Dewey. Ambas já experimentadas e altamente eficazes no processo de desenvolvimento do ser integral.

A metodologia tradicional védica de ensino:

Original da Índia o sistema védico de ensino por milênios vem comprovando sua eficácia. Um sistema educacional que se baseia na construção do ser em quatro níveis:

a) O espiritual – que nos ajuda a compreender nossa natureza interior, nossa conexão com o mundo e nossa razão de ser.

b) O intelectual – que engendra as questões cognitivas do ser e sua capacidade de refletir, pesquisar, memorizar e tomar decisões.

c) O físico – que nos permite conhecer nossas próprias capacidades físicas e estéticas, facilitando nossas relações com o meio e com a sociedade.

d) O social – que normatiza as leis de convivência e nos permite levar uma vida saudável e em equilíbrio com Deus, o planeta e os outros seres vivos.

A partir desse ponto o conhecimento é transmitido de maneira muito pessoal, através de uma conexão profunda entre o mestre e o aluno, uma relação que acima de tudo valoriza o respeito e a cooperação. Na pedagogia védica, o professor, através de seu exemplo pessoal, tem a função, não somente de transmitir conhecimento ao aluno mas também de formar seu caráter para que esse enfrente os diferentes reverses e situações problemáticas da vida.

Os conteúdos são trabalhados de acordo com a capacidade dos alunos, seu interesse e desenvolvimento. A base literária das escolas védicas são justamente os Vedas, um vasto conjunto de escritos que engendram todos os ramos de conhecimento humano, que abrange desde a matemática à astronomia, da medicina à microbiologia, da cosmogonia aos estudos sociais e políticos, das artes marciais ao yoga, etc… O acesso à esse conhecimento vem sendo passado através de muitas gerações de mestres e alunos sendo comentado e desenvolvido por grandes pensadores ao redor do globo.

São algumas características da Pedagogia Védica:

– Ensino multi-etário

- Interdisciplinariedade

- Disciplina e formação de caráter

- Participação ativa da comunidade no ensino

- Trabalho integradopor parte dos professores

- Valorização da Natureza e do meio-ambiente

- Cooperação e trabalho em conjunto por parte dos alunos

- Espiritualidade (respeitando as diferentes religiões)

Prática Pedagógica:

Ensino em fundamental:

Tendo em vista a formação integral de seus alunos no período de nove anos do ensino fundamental a Escola Bhakti propõe uma formação muilti-seriada que agrupe diferentes turmas, não por idades pré-definidas, mas por competências e habilidades. As turmas são as seguintes:

1) Alfabetização e Iniciação: Ciclo destinado aos alunos que estão iniciando a vida escolar, ou que ainda não compreenderam a importância e os valores que devem ser observados em uma instituição de ensino. O foco do trabalho educativo é dado à atividades lúdicas, que girem em torno da leitura de mundo e das palavras, sempre levando em conta a importância da convivência e o trabalho em grupo.

2) Fortalecimento: Aos alunos que já manifestam uma certa maturidade, e estão no nível de leitura alfabética, o ciclo de fortalecimento se concentra no desenvolvimento da capacidade intelectual de seus alunos. As atividades lúdicas ainda estão presentes mas agora o foco é dado no desenvolvimento da compreensão subjetiva dos temas trabalhados. Novas disciplinas são introduzidas ao aprendizado, ampliando a gama de conhecimentos dos estudantes, aumentando seu nível de responsabilidade e competência.

3) Desenvolvimento: Neste ciclo inicia-se o desenvolvimento de projetos, exigindo habilidades e competências mais refinadas, os alunos devem perceberem-se como agentes ativos e autônomos no processo de aprendizagem. Diferentes ferramentas de pesquisa, elaboração e apresentação de projetos são desenvolvidas, buscando sempre uma integração entre as diferentes disciplinas de ensino.

4) Consolidação: É a etapa em que o aluno deve se estabilizar como um estudante autônomo, responsável e coerente em suas relações na escola. Nesse ciclo o aluno deve não só elaborar projetos, mas compreender sua importância em suas vidas pessoais, planificando seu trabalho de maneira organizada e responsável e analisando as conseqüências e impactos dos temas trabalhados.

5) Autonomia: Nesse ciclo os alunos se aprofundam na produção e desenvolvimento de projetos, realizados de maneira autônoma. Devido a responsabilidade adquirida e um profundo comprometimento no processo de aprendizagem esses estudantes tem total liberdade para planificar seus trabalhos e projetos, sem uma carga horária pré-definida ou um tema coletivo trazido pelo professor, o interesse do aluno se torna preponderante nessa etapa. Ao cumprir as competências exigidas nos perfis de transição os alunos estão aptos a transferir-se para o ciclo seguinte, portanto a transição dos alunos não é estipulada por tempo ou idade, mas sim por habilidades e competências adquiridas.

Currículo no Ensino Fundamental:

A Escola Bhakti busca através de seu currículo resgatar valores humanos e garantir o desenvolvimento de seus alunos, levando em conta sua individualidade, afinal, cada ser humano se forma e se transforma através de vivências e experiências próprias. Portanto nosso conceito de currículo é colocado em uma dupla asserção, o currículo externo ou objetivo fornecendo uma meta definida, um horizonte a ser realizado e o currículo interior ou subjetivo que apresenta um caminho ou trajeto único. Só o currículo subjetivo (o conjunto de aquisições de cada aluno) está em condições de validar a pertinência do currículo objetivo. Dessa forma o currículo em suma pode ser definido como a soma de competências e atitudes que o aluno vai desenvolver durante seu percurso escolar. As áreas do currículo se distribuem em relação aos níveis de existência do ser:

A) Intelectual: – Matemática – Línguas (português, inglês e espanhol) – Geografia – História – Ciências Naturais – Lógica e Hermenêutica

B) Espiritual: – Mantras – Yoga – Meditação – Ensino Religioso

C) Social – Artes Plásticas e Visuais – Ética, Administração e Economia – Permacultura – Informática

D) Físico – Motricidade – Esportes Coletivos – Artes Marciais – Natação – Arco e Flecha Confira nosso 

FONTE - http://www.escolabhakti.com.br/ensino-diferenciado/

Exibições: 206

Comentário de Raissa Diniz em 5 maio 2012 às 0:35

Jaya Srila Prabhupada!
Jaya seus discípulos!
Maravilha de sistema educacional!
Ah, se pudéssemos inseri-lo em todas as escolas brasileiras! Torço demais para que outras prefeituras possam aderir essa metodologia o quanto antes! Vale a pena acreditar que é possível, então vamos trabalhar por mais este sonho! Em breve me formo em Pedagogia, e quero muito colaborar em uma escola Bhakti!
Hare Krishna!

Comentário de Anarquista Lúcida em 5 maio 2012 às 3:40

Qualquer sistema de ensino que pretenda influir no "espiritual" dos alunos é uma fraude. Escola nao é para isso. 

Comentário de Raissa Diniz em 11 maio 2012 às 23:02

Anarquista Lúcida,

Como se sabe, eu lhe tenho muito respeito, mas eu entendo que fraude é excluir Deus do quadro. 

"Este planeta não ficará saudável até que tenhamos uma compreensão maior da alma e do amor universal que todos compartilhamos. O mundo está extremamente carente de um sentido mais intenso de comunidade e de um entendimento mais maduro da felicidade pessoal, ambos dependentes de nossa voluntariedade de elevar a consciência individual e coletiva". [B.T. Swami]

De toda forma, querida Anarquista, agradeço por ter lido "a notícia dessa escola".

Espero que continuemos companheiras de viagem...

Abraç'U2!

Bençãos!

Comentário de Anarquista Lúcida em 12 maio 2012 às 2:57

Raissa, quem quer ter religiao, que vá à Igreja e a aulas de catecismo. ESCOLA NAO É PARA ISSO! 

Comentário de Raissa Diniz em 31 maio 2012 às 3:56

Entendido.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço