Esperanza Spalding: "Melhor Baixista Acústica em Ascensão"


Há tempos não se via uma artista revelada no cenário do jazz despertar tanto interesse.
Nascida em 1984, Portland, estado de Oregan - EUA, foi criada apenas pela mãe, cuja situação financeira era bastante precária.
Aos quatro anos de idade depois de assistir a uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma, apaixonou-se pela música. Experimentou alguns instrumentos como violino e violão, até definir-se pelo contrabaixo.
Seu professor, reconhecendo seu potencial, insistiu com ela no sentido que enviasse seu histórico para Berklee, a Universidade de Música, em Boston, resultando na aprovação de uma bolsa integral. Mesmo assim passou muitas dificuldades para se manter em Boston.
Na Academia o leque do saber foi aberto e, como era considerada a aluna mais talentosa da turma, ganhou consecutivas premiações institucionais vindo a tornar-se a professora mais jovem dessa renomada Universidade.

Em junho de 2006 lança seu album de estréia, basicamente instrumental, ousando em algumas composições. Ela, também, canta, encanta com baixo e com ele dança.


No seu último disco "Esperanza", passeia por fusões do jazz contemporâneo que flerta com a Música Popular Brasileira e a música latina.
Esse CD traz releituras pessoais de "Ponta de areia", de Milton Nacimento e Fernando Brant e "Samba em prelúdio", de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Descobriu nossos compositores ainda adolescente quando aprendia a tocar contrabaixo.
"Eu me sinto muito ligada à música brasileira, particularmente à melodia e à harmonia, que contribui bastante para meu estilo de compor e tocar".
Não é a toa que, para criar os arranjos, contrapontos de voz e baixo que exibe no CD, ela costuma se exercitar tocando e cantando algumas intrincadas melodias de Hermeto Pascoal.

Mas o Brasil é só uma das influências da artista. Eleita pela célebre revista "Down Beat" como a "melhor baixista acústica em ascensão", Esperanza mistura funk, hip hop, MPB e pop com facilidade.

Os brasileiros puderam conferir toda a performance da talentosa e declarada amante da Música Brasileira - Esperanza Spalding - de 24 anos que, há poucos dias, encantou o público na edição 2008 do Tim Jazz Festival.

Maiores informações sobre a artista em : http://www.myspace.com/esperanzaspaldinghttp://esperanzaspalding.com/

No vídeo abaixo, confiram toda sua performance.

Esperanza Spalding e banda (incluindo o violonista Chico Pinheiro), interpetando "Ponta de Areia", de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Exibições: 243

Comentário de Helô em 8 novembro 2008 às 20:24
Laura
Você não imagina como fiquei com vontade de ir ao TIM Festival, mas infelizmente não deu. Teve muita gente boa se apresentando, mas eu queria ter visto mesmo é a Rosa Passos.
Na última Veja tem uma reportagem falando da Esperanza Spalding. Muito boa ela.
Bjs.
Comentário de Laura Macedo em 9 novembro 2008 às 1:49
Helô
Eu também sou super fã da Rosa Passos. Desejo bastante assistir a um show para conferir ao vivo e a cores todo o seu talento. Dia 08 de dezembro ela estará em Sorocaba. Peguei essa informação no site dela que, por sinal, vale a pena passar por lá.
Não vi a Veja dessa semana, mas vou procurar dá uma olhada na matéria.
Mega beijo.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço