Portal Luis Nassif

"Eu e Você" - Clélia Simone e Tito Madi

Clélia Simone e Tito Madi

Foi através do canal no YouTube do grande amigo Gilberto Inácio Gonçalves que ouvi pela primeira vez a valsa - “Eu e você” -, do compositor Tito Madi, na voz do próprio compositor e da cantora, desconhecida para mim, Clélia Simone.

Sobre o compositor/cantor Tito Madi muito já se escreveu na história da MPB. A influência do pai, tocador de alaúde e dos irmãos mais velhos que tocavam violão e bandolim. A preferência de Tito Madi recaiu sobre o violão e a arte de compor.

No começo da década de 1940, Tito Madi, montou com os irmãos, um serviço de alto falante intitulado - “A Voz de Pirajuí”. Anos mais tarde quando a cidade inaugura sua primeira emissora de Rádio, Tito Madi é convidado a colaborar na emissora.

Ribamar ao piano acompanhando Tito Madi

Quando se decidiu enveredar de cabeça na área musical mudou-se para São Paulo onde prestou seus serviços como cantor na Rádio e TV Tupi. Com o passar do tempo decidiu atingir um público maior mudando-se para o Rio de Janeiro onde, inicialmente, começou a cantar em várias casas noturnas da época, sempre acompanhado do pianista Ribamar.

Tito Madi compôs clássicos da nossa MPB a exemplo de, “Chove lá fora”, “Balanço zona sul”, “Carinho e amor”, entre outras. O certo é que suas harmonias inovadoras já eram ouvidas antes mesmo da eclosão do movimento bossanovista.

Clélia Simone

Confesso que não conhecia nada a respeito da cantora Clélia Simone. Que surpresa agradável!

Clélia de Barros Machado, paulista de São Paulo, herdou dos pais a paixão pela música. A família sempre apoiou sua afinação e bela voz. Inicialmente ela cantava nas reuniões que sua família promovia.

Nunca pensou em ser profissional, mas com oito anos a mãe a levou ao “Clube do Papai-Noel” de Homero Silva, que era o programa de rádio muito prestigiado na época. Todos aplaudiram a pequena soprano.  

Clélia em verdade, estava se preparando para seu repertório de músicas internacionais. Foi assim, que num passeio com amigos, já então mocinha, conheceu o Maestro Georges Henry, que ficou embevecido. Além de muito bonita, a mocinha realmente sabia cantar. Daí para a televisão Tupi, a emissora que tinha a direção daquele Maestro, foi um passo. E logo Clélia brilhava em programas expressivos da casa.

Sua linda voz e sua rara afinação conquistaram São Paulo. Era o dia 18 de setembro de 1952, quando Clélia assinou contrato que perdurou por dez anos. Ao mesmo tempo começou a gravar jingles comerciais. Nos programas cantava em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português.

Os jingles a chamavam tanto, que aos poucos, por questões financeiras, foi dando prioridade a eles; gravou jingles por 45 anos. Assim, entre locuções, histórias infantis, áudio visual, Clélia Simone fez cem mil gravações. Tanto que a homenagearam e imortalizaram na Escola Superior de Propaganda, em São Paulo.

Os craques da Nova Orquestra Columbia, em 1937

Da esquerda para a direita: Antonio Scalabrini (trombone), Ernesto Nardi (contrabaixo), Antonio Sergi [o Totó] (piano), Vitório Sangiorgio (sax), José Paioletti (trompete), Gaó (lider), Nocolino Copia [Copinha] (flauta/sax), Aníbal Sardinha [Garoto] (guitarra), Vitório Sérgio (trompete), José Sergi (sax) e Vicente Gentil (bateria)

Eu e você” (Tito Madi) # Tito Madi/Clélia Simone acompanhados pelo maestro Antonio Sergi [Totó] e sua Orquestra. Disco Continental (17.043-A) / Matriz (11702). Gravação (15/10/1954) / Lançamento (janeiro/1955).

 

"Vem felicidade" (Tito Madi/Georges Henry) # Tito Madi/Clélia Simone/Trio Tupy e Antonio Sergi e sua Orquestra. Disco Continental (17.043-B) / Matriz (11701). Gravação (15/10/1954) / Lançamento (janeiro/1955).

************

Fonte:

- Coleção “História do Samba”. Rio de Janeiro: Globo, 1997-1998. Quinzenal. 40 fasc. 40 CDs.

- Foto dos Selos/Disco: Gilberto Inácio Gonçalves.

- Fotomontagem: Laura Macedo.

- Músicas nas veias - Memórias e ensaios / Zuza Homem de Mello. - São Paulo: Ed. 34, 2007.

- Resumo do Depoimento de Clélia Simone para o Museu da Televisão Brasileira (AQUI).

- Site YouTube / Canal: “Gilberto Inácio Gonçalves”.

************

Exibições: 64

Comentário de Laura Macedo em 28 fevereiro 2017 às 1:17

Este post foi destacado no GGN/Luis Nassif Online.

Confiram os Comentários AQUI

Abraços a todos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço