Exposição de peças da Rádio Mayrink Veiga, no Instituto Cultural Cravo Albin


Laurindo Almeida e Garoto ao vivo na Rádio Mayrink Veiga em 1939. (Acervo Jorge Mello).



Assim como Garoto e Laurindo Almeida, outros talentosos artistas atuaram na Rádio Mayrink Veiga.

Na segunda-feira, treze de setembro de 2010, a Urca relembrou os momentos áureos da Era do Rádio com a inauguração da expo-instalação da antiga rádio-estudio Mayrink Veiga no salão principal do Instituto Cultural Cravo Albin.

A exposição que conta com peças originais da antiga rádio foi aberta por Tony Mayrink Veiga, filho do fundador, ao descerrar a fita simbólica com um precioso depoimento gravado para o ICCA sobre a verdadeira história do apogeu e queda da emissora da família.


Paulo Fernando Marcondes, Cravo Albin e Tony Mayrink Veiga: um resgate ao passado do rádio.


Dentre os ilustres convidados estiveram presentes a museóloga Lurdinha Parreiras Horta e Paulo Fernando Marcondes Ferraz.

A Rádio Mayrink Veiga foi a mais importante do cenário musical e cultural do Rio no início do século 20, quando o rádio era o único meio de transmissão desde notícias e shows ao vivo até a divulgação de músicas gravadas.

A rádio homenageada, na Era de Ouro dos Cassinos, quando a Urca, talvez tenha abrigado o mais famoso de todos os palcos, impulsionou a trajetória de alguns artistas, como Dalva e Herivelto, e abrilhantou a noite carioca com a apresentação de grandes nomes do cenário nacional e internacional, como, Carmen Miranda, dentre outros.

Todas as peças apresentadas na exposição pertencem a colecionadores que liderados por Marcos Machado concordaram em cedê-las em comodato ao ICCA pelo período de um ano em respeito a credibilidade pública e o bom nome do Instituto.

Dentre as originalidades, está o microfone de pé em que Carmem Miranda cantou durante toda a década de 30, além de outros microfones históricos da Nacional e da Radio Globo.





Tony Mayrink Veiga emocionado com a inauguração da exposição.


A exposição está aberta ao publico com visitas agendadas pelo telefone 2295-2532, ramais: 23 ou 20.

************
Fonte: Site do ICCA (Instituto Cultural Cravo Albin).
************

Exibições: 541

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço