Exposição Fotográfica Celebra a Voz Feminina da MPB

Desde o dia 8 de março, imagens de Ademilde Fonseca, Dóris Monteiro, Alaíde Costa, Inezita Barroso, Claudette Soares, As Galvão e outras sete artistas circulam por São Paulo e Rio de Janeiro. É a exposição fotográfica digital Pioneiras, primeiro trabalho do grupo de sete fotógrafos criado pelo Gafieiras.

A mostra focou artistas que começaram suas carreiras entre os anos 1940 e início dos anos 1960, quando tinham de vencer barreiras domésticas, profissionais e sociais para se firmarem no meio musical, até então dominado pelos homens e pelo machismo. Somente depois de todo o reboliço comportamental iniciado nos anos 1960, temas do universo da mulher são finalmente encarados a partir da perspectiva feminina. Basta ver o número de intérpretes e compositoras que surgem a partir desta década.

Ao seu modo, cada uma das artistas fotografadas para o Pioneiras colaboraram para que esta realidade mudasse. Além dos nomes já citados, foram clicadas Carmélia Alves, Áurea Martins, Claudia Morena, Maricenne Costa, Márcia, Dona Inah e Eudóxia de Barros. Em plena atividade artística, todas as artistas toparam ser fotografadas em ambientes extrapalco.

Na foto ao lado, de cima para baixo: Alaíde Costa, As Galvão, Eudóxia de Barros, Áurera Martins e Claudete Soares.


Assim, além de seu site oficial, a exposição Pioneiras está nas mídias indoor nos metrôs (TV Minuto) e ônibus (TVO) da capital paulista, e em 150 bares de São Paulo e do Rio de Janeiro que integram a rede CineBoteco. Segundo dados das mídias parceiras ao projeto, cerca de 2 milhões de pessoas por dia terão acesso ao conteúdo da exposição.

E é este trabalho que torna público o grupo de sete fotógrafos profissionais que surgiu em meados de janeiro de 2009 e que se dedica a registrar e difundir imagens da música brasileira. Filiado ao compromisso editorial do Gafieiras e pautado por ensaios, retratos, coberturas/reportagens fotográficas, o grupo registra intérpretes, instrumentistas, compositores e pessoas que, de algum modo, se relacionam com a música no Brasil, independentemente do gênero ou época.

O objetivo do grupo é gerar um acervo iconográfico de relevância estética e editorial capaz demostrar a variedade musical do país, e também encontrar novas formas de difusão para esse acervo além das tradicionais exposições em galerias e publicação em jornais, revistas e sites.

Produzido por Andréia do Nascimento e Ricardo Tacioli, o grupo é formado pelos fotógrafos Ernesto Rodrigues, Fernando Angulo, Jefferson Dias, João Correia Filho, Otavio Valle, Renato Nascimento e Ricardo Ferreira.


Fonte: Site Gafieiras (www.gafieiras.com.br)

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço