Exposição Imagens e Paisagens do Mundo Árabe e o Brasil de Azis Ab' Saber - (de 14 de novembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, Caixa Cultural São Paulo)

Por Michel Sleiman*

O conjunto dos painéis "Imagens e Paisagens do Mundo Árabe", parte do acervo itinerante do IMA, de Paris, que o Instituto da Cultura Árabe traz para esta Mostra nos espaços da CAIXA Cultural São Paulo, somado aos painéis "O Brasil de Aziz Ab'Sáber", preparados pela equipe curatorial do mesmo ICArabe a partir das fotografias tiradas pelo eminente geógrafo brasileiro, são uma oportunidade rara de olhar aspectos pouco conhecidos dos países árabes quanto a suas terras, populações e intervenções decorrentes da falta d'água e dos fartos recursos hidrocarbônicos. Por outro lado, o olhar do geógrafo, de origem árabe, pontua alguns temas possíveis de aproximação entre as realidades dos continentes africano e asiático, que alojam os países árabes, e a nossa aqui do novo continente, milhares de milhas distante daqueles e, em muitos aspectos, sabidamente diverso.

O mesmo deserto, as mesmas planícies, os mesmos montes e montanhas, os mesmos vales, poucos e férteis, em torno de rios que fluem na memória da mais remota civilização sucedem-se nesses painéis. E ao lado, construções modernas e construções mais antigas, que contam sobre 22 países árabes, identificados como bloco geopolítico pela língua comum que utilizam: o idioma elegante do Alcorão, do conhecimento herdado pela tradução de textos de afluência plural, dos tratados de filosofia, classificações botânicas, formulações matemáticas de álgebra e trigonometria, das incontáveis braças de versos e melodias contidos nos livros-divãs. Mas também países que compartilham um passado comum, de mais de mil anos, tocado de algum modo pelos episódios que deram vez, voz e formas ao complexo sistema cultural que se chama "islã" ou "mundo árabe". Cenas da cotidianidade nos mercados, nas ruas lotadas das cidades, na ocupação dos espaços públicos e privados – a morada, o trabalho, o lazer, o deslocamento pelas cidades e pelo campo. Imagens que pintam um colorido fresco de uma identidade árabe muito citada e pouco entendida. Identidade ou identidades? Identidade árabe tradicional ou árabe-orientalizante? Árabe moderna ou árabe-ocidentalizante? O público poderá agora repensar essas perguntas diante desses painéis.

*Michel Sleiman, secretário geral do Instituto da Cultura Árabe no biênio 2006-2008, eleito presidente para a gestão 2008-2010. É Professor de Língua e Literatura Árabe da USP.

Exibições: 334

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço