Ex-Presidente Lula recebe título de Doutor Honoris Causa

Em MG, Lula recebe seu 1º tí­tulo de doutor honoris causa
Ex-presidente, que só aceitaria honraria após deixar o governo, foi homenageado pela Universidade Federal de Viçosa



Denise Motta, iG Minas Gerais | 28/01/2011 20:18A+A-
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no começo da noite desta sexta-feira o seu primeiro título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal de Viçosa, cidade mineira distante 230 quilômetros de Belo Horizonte. A honraria entregue pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares permite que o ex-presidente seja tratado da mesma forma como os que obtiveram doutorado acadêmico. A solenidade contou com a presença de aproximadamente seis mil pessoas.


Foto: AE
O ex-presidente Lula recebe, pela primeira vez, um título de doutor honoris causa, em Viçosa (MG)
“Vocês não têm dimensão de como um homem que já passou por todas as emoções que um homem pode passar se sente emocionado ao receber hoje o meu quarto diploma: o primeiro diploma do primário, o segundo diploma do Senai, o terceiro diploma de presidente da República e o quarto diploma, de doutor honoris causa aqui da Universidade Federal de Viçosa”, afirmou Lula. E completou: “Vocês não imaginam o que vai acontecer neste mundo agora, quando as pessoas olharem para mim com desdém, porque eu não tenho diploma universitário, e eu vou mostrar aquela foto, vestido como doutor honoris causa de Viçosa”.

Além de receber o título, Lula é paraninfo de 1.200 graduandos da universidade. Na solenidade em que participou nesta sexta, participam apenas 363, dos centros de ciências agrárias, exatas e tecnológicas. O restante dos graduandos colou grau na semana passada.

Em sua fala aos alunos, o ex-presidente brincou ao pedir para que eles se preparassem para um discurso longo. "Até 31 de dezembro fazia de oito a nove discursos por dia. Há 21 dias não faço discurso. Preparem-se porque a noite será longa".

Além disso, não perdeu a chance de criticar os adversários políticos: “O que mais me orgulha é que estamos revertendo uma criminosa negligência com a formação profissional da nossa juventude, pois não há exagero em dizer que a omissão do Estado brasileiro, ao deixar de oferecer qualificação profissional para inserção de jovens no mundo do trabalho, acabou por funcionar como força auxiliar de um tráfico, de um crime que deveria combater. A juventude pobre é a grande vítima. A educação é o cerco final do crime e é nela que o Brasil de hoje está empenhado”, afirmou.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, conversou com a imprensa e contou que é a primeira vez que Lula recebe o título. “O presidente disse que não aceitaria o título como presidente, apenas quando deixasse o cargo”.


Foto: AEAmpliar
O ex-presidente Lula, ao chegar a cidade mineira
Leia também:
'Amem a Dilma como vocês me amaram', pede Lula
'Deixa o Lula aqui', grita a multidão na despedida
Especial: O legado de Lula e os desafios de Dilma
Lula chegou de jatinho à cidade de Ubá, a 60 quilômetros de Viçosa, acompanhado do fotógrafo oficial da Presidência da República em seus dois mandatos, Ricardo Stuckert.

O ex-ministro chefe da secretaria-Geral da presidência, Luiz Dulci, também estava na aeronave.

Haddad, o presidente do PT de Minas Gerais, deputado federal Reginaldo Lopes, e outras lideranças aguardaram Lula no aeroporto, assim como simpatizantes do ex-presidente.

Lula abraçou pessoas e posou para fotografias antes de seguir para Viçosa, em um BMW X6.

O ex-presidente permaneceu no hotel Alfa até 18h30 e depois seguiu para a universidade.

Ao chegar à universidade, Lula evitou jornalistas, sob alegação de que concederá entrevistas daqui a três meses. Ao ser questionado se iria participar do Fórum Social Mundial, Lula disse que “se for, jornalistas ficariam sabendo”.

O fórum acontece entre 6 e 11 de fevereiro no Senegal.

Em discurso, o ex-reitor da universidade Luiz Cláudio Costa enalteceu avanços durante a gestão de Lula. Ele disse que de R$ 60 mil subiu para mais de R$ 6 milhões os investimentos em assistência estudantil. Costa assumiu há duas semanas a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.

 

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/em+mg+lula+recebe+seu+1+tit...

Exibições: 113

Comentário de clovis marcos de souza em 29 janeiro 2011 às 10:09
Assim não dá. Não dá. Agora vou ter que trata-lo de doutor? Assim não dá. Más tem uma diferença. Ele é doutor de uma Universidade lá Minas. Pessoal ligado a terra, essas coisas. Eu sou da Sorbone, coisa fina. Altos estudos humanistas. Coisa fina. Inumeros pensadores, do mundo todo. Só pensadores. Só ali pensando. Coisa fina. Deixei de ser ociólogo (de ócio) e estou atuante. Diariamente pego um caixote e com o microfone da radio comunitária faço declarações, emito opiniões, dou conselhos. Toda população nacional ouvem atentamente, quiça do mundo, quiça de Higienópolis. Afinal quem foi principe nunca perde a magestade.
Comentário de Widmark em 29 janeiro 2011 às 10:33
O maior título de DOUTOR é concedido pelo povo e seu comentário é um punhal de prata nos sabichões. Valeu.
Comentário de Zé Via de Regra em 29 janeiro 2011 às 11:23
Alô, mister brother,
Sem contar que Viçosa é baita duma universidade, non?
Não perde pra Sorbonne não.

E uma correção: tu botou o retrato errado aí em cima. Tu é esse:
Comentário de benevenuto nadal em 29 janeiro 2011 às 12:51

Ironia do Intelecto!?

Um menino pobre, sem pai, protegido por uma mãe abnegada, sai das terras, do nordeste, arrasadas pela seca e pela ação inconseqüente dos coronéis caipiras do passado. Chegando em São Paulo, vai morar nas palafitas, já rapaz toma rumo na vida, arruma trabalho, faz um cursinho básico; vira torneiro mecânico. Mas logo descobre sua verdadeira vocação, o sindicalismo, e ali, meio que empurrado pelo destino, ganha corpo, assume a liderança, e nela labuta pelos trabalhadores, e esquece de si próprio, não continua os estudos. É apenas um líder sindical, e dadas as circunstâncias envereda pelas trilhas da política partidária e carregado pelo povo depois de muitas injustiças praticadas pelos representantes da elite rica que sempre esteve no poder, finalmente chega à presidência do Brasil.

Não podíamos ter espetáculo popular maior, principalmente depois de termos passado por um período maléfico, como o da ditadura militar.

E lá se vão oito anos de governo, dos trabalhadores, e pra surpresa dos incautos arrebanhados pela elite rica, o torneiro mecânico, tira o país do marasmo, do crescimento industrial, estrutural, educacional, e já dizem que é o melhor presidente que o país já teve,

Não vamos entrar no mérito da questão, mas se tivermos um mínimo de interesse pelo Brasil, veremos que: nunca se fez tanta ferrovia como agora, nunca se fez tantos portos como agora, nossa indústria naval, há muito estagnada, foi ressuscitada, nunca se fez tanta universidade pública como agora, nunca se fez tanta escola técnica como agora, as forças armadas estão sendo reequipadas como nunca, a construção de rodovias está sendo retomadas, mais de 700.000 alunos pobres estudando em faculdades/universidades  particulares, custeados pelo governo, nunca se viu tanta gente conseguindo emprego com carteira assinada, nunca se viu tanta gente, melhorando de vida, nunca se viu tanta gente saindo da miséria.

Um homem desse, não pode apenas ser “O CARA”, um homem desses, merece todas as honras que o país puder dar. Com a capacidade de governar que mostrou, deveria receber todos os diplomas de; graduação, pós graduação, doutorado... Um cara desse deve ser considerado “PHD”.

O ex presidente Lula, não é apenas “só tudo isso”, ele é um homem respeitador, bem humorado, de espírito cristão... E muito mais que as palavras podem dizer.

Então eu pergunto; as pessoas que tentam ridiculariza-lo, rebaixá-lo, e diminuir o valor de seu feitos, se utilizando dos mais variados meios; jornais, revistas, tv, internet, etc.... são apenas invejosos? Querem o lugar dele? Tudo isso é apenas luta pelo poder? Não! Claro que não! Tudo isso é preconceito grotesco, acima de todos os valores morais.

Comentário de Widmark em 29 janeiro 2011 às 18:57
Vou ficar sem dormir hoje. Meu ego está maior que o do  ociologo  FHC,  mas não tenho nada de pavão, não sou invejoso e falso, e sou  apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no bolso e sem parentes importante. Um obrigado pela lembrança do grande ATOR Richard Widmark, um abraço amigo.
Comentário de Widmark em 29 janeiro 2011 às 19:02
Um homem desse, não pode apenas ser “O CARA”, um homem desses, merece todas as honras que o país puder dar. Com a capacidade de governar que mostrou, deveria receber todos os diplomas de; graduação, pós graduação, doutorado... Um cara desse deve ser considerado “PHD”. Parabéns Benevenuto pelo texto e reproduzo suas palavras por dizer tudo. Um abraço
Comentário de Ivan Bulhões em 29 janeiro 2011 às 21:25
Entreguistas, subservientes, preconceituosos, elitistas e congêneres.... INFARTEM!

E viva o Dr. Lula!

Ivan
Comentário de clovis marcos de souza em 30 janeiro 2011 às 9:50

Voces todos são lobotomisados. Todos rapaz latino-americano. Reca!!!Reca!!!Reca!!! Não tem perspectiva dos fatos e da história, nem da vida acadêmica. Assim, nem diferenciar universidades.

Desenvolvi o plano real (proposto pelo Banco Mundial) no governo do ???? e fiquei na proa dos acontecimentos. Assim fiquei junto aos meus pares que contribuiram para o sucesso,sou fiel, resgatando favores prestados para o sucesso. Havia esqueletos de empresas. Privatizamos tudo para adquirir competividade, meus pares são testemunha. Tudo com inspiração em Villegagnon, um icone, o primeiro neo-liberal da história universal, já destribuia espelhinho para os indios. Fiz a lei da responsabilidade fiscal, nunca cumpri, quebramos duas vezes e quem nos financiou? Eles, sim eles, nossos fieis irmãos do norte. Confundem gratidão com subserviencia, tirar os sapatos diante de autoridades que cultuamos é um ritual antigo em culturas orientais, seus incultos latinos-americanos. Construir escolas pra que? O mercado resolve. Mercado, um deus que todos deveriam ter fé, seus pagãos. Comparem todos os resultados, todos, com olhos cultos e desenvolvidos. Constatarão que ouve um atraso, um grande atraso, no projeto do Grande Arquiteto Mercado de desenvolver nosso querido país atraves de todos os grandes irmãos. Uma irmandade, consorcio, mundial. Voces são latinos-americanos incultos, semi-analfabeto tem diploma de doutor. Assim não dá. Assim não dá. Mesmo assim não vou desistir. Com o micro fone da radio comunitária continuarei a desconstruir. Tá tudo errado.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço