Para quem ainda não viu, gostaria de destacar um belíssimo vídeo que recebi como mensagem de final de ano, já divulgado aqui na comunidade por quatro colegas: Celso Orico, Aline Paixão, Vinicius Tavares e Luzete

Quem curte música, e acredita em seu poder de transformar as pessoas, vai gostar do projeto. O vídeo faz parte do documentário "Playing For Change: Peace Through Music".

A versão clássica de "Stand by me", canção de Ben E. King, teve trechos gravados por músicos de várias partes do mundo formando um conjunto. Incrível o talento destes artistas desconhecidos! O resultado é surpreendentemente belo.



*******


Perdas e Ganhos

Em 2008, o mundo da música perdeu grandes artistas. Muitos deles, como Sylvinha Araújo, Isaac Hays, Richard Wright (Pink Floyd), Henri Salvador, Miriam Makeba e Dorival Caymmi, são sempre lembrados aqui ou no Blog. A Comunidade também homenageou de forma brilhante o Centenário de Cartola.

*******

No final do ano, dois sites de grande importância para a Música Popular Brasileira entraram no ar.

O primeiro, trazido pelos amigos Laura Macedo e Henrique Marques Porto, foi o acervo de Hermínio Bello de Carvalho.
"Propagador das idéias de valorização da brasilidade divulgadas por Mário de Andrade e Heitor Villa-Lobos, o poeta, compositor e produtor Hermínio Bello de Carvalho sempre se ateve ao ofício de jogar luzes sobre obras e artistas esquecidos, reintegrando-os aos meios informativos, ao mesmo tempo em que projetava novos nomes. Sua trajetória implica rever trechos fundamentais da história cultural nacional nas últimas cinco décadas. Preocupado com o registro, a documentação e a preservação da memória, ao longo de sua carreira, Hermínio montou um precioso arquivo particular. O projeto Acervo Hermínio Bello de Carvalho organizou, catalogou e digitalizou mais de 10 mil itens dessa coleção, entre arquivos de foto, áudio e texto, que agora tornam-se públicos e de acesso gratuito por meio deste website.O Acervo Hermínio Bello de Carvalho é um projeto estritamente cultural, sem quaisquer fins lucrativos, e que foi desenvolvido exclusivamente com recursos do Programa Petrobras Cultural, por meio da Lei Rouanet."

O segundo, Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia, foi anunciado no site do Nassif pelo Zecalouro, do ótimo blog Loronix.
"Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia é um projeto patrocinado pela Petrobras através de seleção pública, e apoiado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. É a primeira base de conhecimentos dedicada inteiramente à música instrumental brasileira de caráter popular, em todas as suas variantes e manifestações, desde a formação, no século XIX, até os dias de hoje. Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia conta com centenas de verbetes sobre nossos instrumentistas, além de ensaios – escritos por especialistas especialmente convidados pelo projeto - e dissertações universitárias sobre grupos musicais, instrumentos, estilos e discos significativos, complementados por 11 painéis sobre o contexto cultural, social e econômico de cada uma das décadas do século XX. Referências cruzadas, através de links, permitem o aprofundamento da pesquisa sempre que o leitor desejar."

*******

Observação: há um link em cada palavra sublinhada :)

*******

A todos, um ótimo e Feliz Ano Novo!

Recebe com simplicidade este presente do acaso
Mereceste viver mais um ano
Desejarias viver sempre e esgotar a borra dos séculos


Drummond, em "Passagem de Ano"

Exibições: 57

Comentário de Elianne Diz- Laura Diz em 27 dezembro 2008 às 22:05
Oi, Helô, eu outro dia acho que perguntei ao Betão se era vc, a Helô do banana. Tb te visitei algumas vezes e te via por ai, na sheila, franka... não é?
pois é, o mundo aqui tb é pequeno.
C Frio p mim é passado depois que tantos amigos se foram. Não há mais laços lá, apenas uma amiga paulista. Mas lembro das praias de búzios com saudades, gosto mto de lá, mais do que daqui-Natal- enfim... a gente faz escolhas e é preciso saber viver.
Tb não visito tanto o Jorge como antes, ele não é mais receptivo como antes, mas gosto dele e do espaço.
Um feliz 2009 p vc,com mto sucesso,já vi que aqui vc é estrela.
Boa sorte!
Bj Laura

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço