FESTA DO PAU DA BANDEIRA DE SANTO ANTÔNIO EM BARBALHA(CE), FESTA DO POVO

Barbalha, cidade situada ao sul do estado do Ceará começa hoje a comemorar o seu padroeiro, Santo Antônio. A festa começa com o famoso Pau da Bandeira. Gente do povo, trabalhador traz, da zona rural, grosso mastro em homenagem ao santo casamenteiro nos ombros até a Igreja Matriz. É uma uma tradição que remonta aos tempos do Pe.Ibiapina, no nordeste brasileiro, que recomendava a bandeira em homenagem ao padroeiro ou padroeira do lugar. Isso é dos idos de 1860. Mas somente o vigário de Barbalha, Pe.José Correia Lima oficializou em 1928.

Hoje os descendentes dos primeiros carregadores trazem o tronco de árvore pesado sobre os ombros até a cidade de Barbalha. Terra católica e acima de tudo super conservadora politicamente. É tradição a festa do Pau da Bandeira em homenagem a Santo Antônio. A comemoração se estende até 13 de junho, data magna de Santo Antônio. Mas hoje é um dia especial. Agora mesmo começou a procissão com grande número de barbalhenses que carregam em seus ombros um grande e grosso tronco de árvore até o centro da cidade. Mídia de todo Brasil está na cidade de Barbalha, minha terra natal, para cobrir o evento.

Tradição que mistura o profano com o santo. Os carregadores são movidos pela cachaça denominada "cachaça de seu Vigário" numa carroça. É uma tradição de quase cem anos e transforma Barbalha numa cidade de cultura em toda a região caririense. Transforma Barbalha na cidade do folclore em todo o Ceará e nordeste. Palco das andanças e aventuras do grande taumaturgo do nordeste Pe Cícero Romão Batista.

Catolicismo arraigado, mas de cultura de primeira pela tradição e festa realmento do povo. O grande Luiz Gonzaga diz: "A Festa de Santo Antônio de Barbalha é de primeira. A cidade toda corre para ver o Pau da Bandeira." Música do cantor Alcymar Monteiro.

Portanto, minha Barbalha, onde nasci, faz certamente a maior Festa de Santo Antônio do mundo. Viva Santo Antônio de Barbalha!

Imagem: Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio, Barbalha - Ceará

Foto: José de Arimatéa dos Santos

Exibições: 710

Comentário de NONATO AMORIM em 30 maio 2010 às 18:37
Comentário de Stella Maris em 30 maio 2010 às 18:47
Belo post, parabéns Arimatéia.
Comentário de José de Arimatéa dos Santos em 30 maio 2010 às 21:26
Quero agradecer ao Nonato Amorim pelas imagens do Pau da Bandeira que só complementam a postagem.
Abraço!
Comentário de José de Arimatéa dos Santos em 30 maio 2010 às 21:28
Minha amiga Stella quero agradecer muito suas palavras sempre tão elogiosas.
Tudo de bom. Abraço!

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço