Festival Distribui Musicalidade por Teresina

Até domingo, dia 9, a terra do sol será também a cidade da música. Isso porque acontece durante toda esta semana o I Festival de Música de Teresina, evento realizado dentro da programação dos 157 anos da capital piauiense pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

O Festival foi aberto na noite da última segunda-feira, dia 3, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina na Casa da Cultura, localizada no centro da cidade.

“Essa é uma oportunidade para reverenciar e homenagear Teresina. A programação que pensamos para comemorar esses 157 anos da cidade contempla os mais diversos segmentos e o I Festival de Música é realizado como parte disso. Mas, além de trazer 16 músicos da melhor qualidade, nossa preocupação com o Festival é também fomentar o aprimoramento dos nossos músicos”, ressaltou o presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Cineas Santos.

A presença de 16 professores concertistas de outros estados vai proporcionar cursos em 16 instrumentos, direcionados aos mais de 600 músicos teresinenses inscritos, além da realização de 19 concertos abertos e gratuitos ao público em diversos pontos da cidade.

“A Prefeitura mantém 3 mil alunos de música nas escolas municipais. O Festival é uma grande oportunidade para que esses jovens músicos tenham contato com grandes professores”, destaca Erisvaldo Borges, coordenador do Festival.




PROGRAMAÇÃO


As atividades do I Festival de Música de Teresina continuam ao longo desta semana com a realização de cursos, concertos e recitais. De terça-feira a sábado, das 08 às 11 horas, os cursos oferecidos serão: Música de Câmara, Clarineta, Apreciação Musical e Formas Musicais – na Casa da Cultura; Sax-improvisado, Pedagogia Musical e Oficina de Choro – no Centro de Formação Odilon Nunes; Piano, Canto e Percussão – na Escola de Música de Teresina.

No turno da tarde, das 14 às 17 horas, os cursos oferecidos serão: Clarineta, Banda de Música, Flauta e Oboé – na Casa da Cultura; Violoncelo, Violino e Violão – no Centro de Formação Professor Odilon Nunes; Guitarra, Baixo e Bateria – na Escola de Música de Teresina; e metais no Teatro Municipal João Paulo II.

O público em geral será contemplado ainda com a realização de recitais e concertos, abertos e gratuitos. Todos os dias, às 11 horas, concertos serão realizados na terça e quinta no Auditório do Centro de Formação Odilon Nunes; e quarta e sexta no Shopping da Cidade. Todas as noites, a partir das 19 horas, serão realizados recitais no Teatro Municipal João Paulo II com os professores convidados, a exemplo do flautista Sérgio Barrechea, pianista Wellington Santos, trompetista Gedeão Lopes, violonista Paulo Pedrassoli, baterista Kiko Freitas, baixista Ney Conceição, guitarrista Nelson Faria, entre outros.

Para encerrar o Festival, será realizado no domingo, no Teatro João Paulo II, a palestra sobre a Vida e a obra de Heitor Villa-Lobos (às 09 horas) e Recital com professores convidados (às 10 horas).

***********
Fonte: Site da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

***********

Exibições: 52

Comentário de herbenia leite cruz rufino em 9 agosto 2009 às 21:31
amiga, parabens pela divulgação deste evento .. q é tão especial para o mundo musical e p\ teresina. um grande abraço , herbenia. e voce gostou do seu curso ???.
Comentário de herbenia leite cruz rufino em 9 agosto 2009 às 21:38
amiga, parabens pelo belo trabalho q voce realiza e q te faz tanto bem .. além do mais, é de primeira qualidade. aproveito p\ agradecer a sua otima acolhida. voce é mesmo muito gente BOA...beijos, herbenia.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço