FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO DÁ UM EXEMPLO DE BOA ADMINISTRAÇÃO, ENQUANTO A OSESP CONTINUA ESTAGNADA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

  
   A Fundação Clóvis Salgado anunciou nessa semana Silvio Viegas como novo regente para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerias, este inicia seus trabalhos no início do ano de 2016, anúncio feito com antecedência e sem nenhum alarde pela imprensa. A escolha é correta, Silvio Viegas já demonstrou diversas vezes seu talento na batuta regendo óperas pelo Brasil e por diversas partes do mundo. Seu nome é associado à ópera e ter que encarar um repertório sinfônico será seu primeiro desafio. 
   A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo não segue o exemplo de Minas Gerais, por aqui a transição de regentes é sempre traumática. A saída de John Neschling da OSESP teve processos judiciais, Yan Pascal Tortelier ficou dois anos sem saber o que fazer e conseguiu até arrumar encrenca com a polícia federal. Marin Alsop conta com a antipatia dos músicos, recebe uma fortuna em dólar e um monte de regalias que na gringolândia ela não tem. Faz um trabalho burocrático, sem interesse na orquestra, ficando aqui o mínimo possível e como prêmio esse ano teve seu contrato renovado.
   A discrição é marca registrada em Minas Gerais, tentei ver no site o nome da diretoria e não encontrei. Em São Paulo a coisa é inversa, o diretor Arthur Nestrovski adora aparecer na imprensa, exalta as excursões ao estrangeiro e não perde uma oportunidade de pegar no microfone. Opta por renovar com uma maestrina cara, que não se importa com o país e nem sequer sabe o nome dos músicos. 
   Correta é a atitude dos mineiros, ao nomear Silvio Viegas incentivam um nome nacional, que vai se dedicar em tempo integral à orquestra e mantém uma empatia com os músicos. Se compararmos os salários de Marin Alsop e Silvio Viegas garanto que a diferença é astronômica, aliás, isso é impossível, o contrato com a maestrina é sigiloso.
Ali Hassan Ayache  

Exibições: 71

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço