Fundação Casa Grande: um projeto educacional exemplar

Poucos dias atrás saí com uma amiga que é funcionária do Sphan e esteve a trabalho no Cariri, sul do Ceará, para conhecer de perto a experiência desenvolvida pela Fundação Casa Grande na pequena cidade de Nova Olinda.


Ficamos horas conversando sobre isso e à medida que ela comentava os detalhes do que viu e ouviu, seus olhinhos brilhavam como estrelas e o rosto se iluminava de entusiasmo. "É emocionante ter contato direto com um trabalho como esse. A gente passa a acreditar que o mundo tem jeito, que o Brasil tem jeito, que os grandes nós que estrangulham o presente e o futuro podem ser desatados".
Ela está doida para voltar lá para rever aquelas crianças incríveis e eu estou doida para acompanhá-la nessa próxima visita. O Brasil não conhece o Brasil, mas nunca é tarde para descobrir, se surpreender e se encantar com a nossa riqueza humana e cultural.


A Fundação Casa Grande desenvolve um trabalho exitoso e criativo nas áreas de educação, cultura, comunicação e desenvolvimento social. Ao longo de seus 16 anos de existência ofereceu e oferece recursos e oportunidades, até então inimagináveis, de conhecimento, informação, formação, aprendizado e crescimento para crianças da pequena cidade de Nova Olinda, suas famílias e demais membros dessa comunidade. A Fundação Casa Grande mantem museu, biblioteca, editora, videoteca, programa de rádio, grupos de música, TV, teatro, laboratórios de informática e oficinas variadas. Tudo gerido e tocado pelas próprias crianças e supervisionados pelo músico Francisco Alemberg de Souza Lima e pela arqueóloga Rosiane Limaverde Vilar Mendonça, os ideólogos e visionários desse belíssimo projeto.


Convido-os a navegar pelo site - feito pelas próprias crianças e jovens - e mergulhar nos meandros deste mar de talentos e possibilidades:

http://www.fundacaocasagrande.org.br

Há luz no fim do túnel. Êba!




Pina Bausch em conversa com a meninada na Casa Grande

Exibições: 229

Comentário de Anarquista Lúcida em 11 outubro 2009 às 23:57
Cafu, fui ao link e fiquei uns bons 20 minutos lá. Que projeto maravilhoso! Dao educação de qualidade e formação profissional aos meninos, e ainda lazer de qualidade, aumento dos horizontes. Fantástico.
Comentário de Cafu em 12 outubro 2009 às 0:34
Fantástico mesmo. A proposta passa pelo desenvolvimento do protagonismo e do "empoderamento" cultural. Capacitação, cidadania e liberdade com compromisso e responsabilidade.
Algumas famílias estão inscritas no projeto de estímulo ao turismo e hospedam visitantes em suas casas. Cinquenta reais a diária, com as três refeições incluídas.
Vamos?
:)

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço